quarta-feira, 17 de julho de 2013

Afinal, o que é Branding?

Muito se fala sobre “Branding”, mas poucos realmente entendem o conceito por trás desta simples palavra. Hoje, o blog conta um pouco mais sobre esta ferramenta fundamental para qualquer empresa.

O Branding pode ser entendido como o agrupamento de soluções que uma marca necessita para sobreviver no mercado. Ele abrange desde a criação de uma nova marca, a administração da mesma e o reposicionamento das marcas já existentes que passam por dificuldades.

Este conceito lida também com ações aplicadas na construção e no gerenciamento de uma marca, transformando os valores tangíveis e intangíveis da empresa ou do produto em diferenciais perceptíveis ao mercado, tornando a marca coerente consigo mesma e desejada pelos consumidores.




Um trabalho bem planejado de branding é capaz trazer o almejado benefício de diferenciação entre os concorrentes. Este diferencial é importante, já que, na maioria das vezes, os produtos e serviços das melhores empresas dos mercados têm preços e características muito semelhantes.

De forma bem concisa, o branding pode ser dividido nas seguintes etapas: Estudo do Público-Alvo, Posicionamento da Marca e Construção Multissensorial.

Atualmente, para se criar um case de sucesso, não basta apenas pensar em um logo criativo, mas se torna cada vez mais necessário pensar em diversas ferramentas para se diferenciar no mercado competitivo, além de um estudo preciso sobre o seu público-alvo. Entre as últimas apostas das marcas, os elementos multissensoriais têm conquistado seu espaço. Aromas, texturas, sons e até paladar são formas inovadoras para associar a sua marca ao inconsciente do seu público-alvo! Afinal, quem não se lembra de pelo menos uma marca pelo aroma das lojas e das peças?  

Em relação ao mercado de Moda, Danilo Cid, sócio-diretor de criação da empresa Ana Couto Branding, referência nacional no assunto, citou marcas brasileiras que têm utilizado o Branding como estratégia de diferenciação. “Talvez, as marcas brasileiras de moda mais relevantes no momento sejam aquelas que estão pensando pra além do produto e tendência, elas pensam seu papel no mundo, porque existem e porque as pessoas vão querer “convidá-las” a entrarem nas suas vidas. Empresas como Osklen e Farm revelam estar bem resolvidas em seu branding.”, conta Danilo em entrevista para o nosso blog em dezembro do ano passado.

Se interessou no assunto? O Instituto Rio Moda realizará em 16 e 17 de agosto o workshop Branding: Você sabe o que é ou finge que sabe?”, com a equipe da Ana Couto Branding. 

Inscrições abertas em nosso site: http://bit.ly/11XjkSA

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