quinta-feira, 21 de março de 2013

Heavy User l Juliana Lattuca

Uma heavy user ligada e antenada...

Juliana Lattuca tem apenas 17 anos e uma certeza: quer trabalhar com moda.

No Instituto Rio Moda acreditamos na educação livre, sem pré-requisitos, e no método “aprender fazendo”. Participando nos nossos workshops desde 2011, hoje Juliana vai nos contar como esse método foi decisivo em sua vida e a ajudou a ver o aprendizado com outros olhos.

Juliana Lattuca no nosso workshop Desenvolvimento de Coleção com a Fábula

Há três anos, no final do ensino fundamental 2, começaram as dúvidas sobre que profissões seguir, e aquela "pressão" para começar a levar os estudos mais a sério (ainda!). Sempre foi complicado para mim me adaptar ao ensino formal, sentar, ficar quieta por muito tempo prestando atenção a uma pessoa falar. O assunto, que normalmente não me interessava diretamente, tornava tudo mais difícil ainda. Um esforço gigante...

Foi quando comecei a perceber que aquele assunto que eu gostava – de ler sobre, de assistir filmes, e até de ficar parada horas ouvindo alguém falar, poderia se transformar na minha profissão. Moda! Era isso: eu queria estudar moda. Isso fez toda a diferença, até para sentar e prestar atenção nas aulas de Física, Química, etc... Agora eu sabia por qual motivo estava ali sentada pagando promessa: aquilo era parte do caminho para chegar aonde eu queria, para estudar aquilo que eu queria, e MUITO!

Tive sorte e disposição de procurar e ter ajuda de pessoas certas, que me deram a atenção e a informação que eu precisava. Comecei a ler, euzinha, aquela para quem os livros paradidáticos eram um tormento, lia sem parar sobre moda! Ao meu redor deve ter acendido um letreiro, porque eu ganhava livros de todos os parentes e amigos, e todo mundo que gostava de mim passou a me ver com esse letreiro "ela adora moda" aceso. Foi quando o coordenador da minha escola, apareceu com um papel de inscrição do Instituto Rio Moda, chamando para um workshop de desenvolvimento de coleção, dizendo que tinha achado aquele curso a minha cara. 

Pois então, esse foi o primeiro workshop que eu fiz. E um maravilhoso mundo se abriu para mim! Eu assistia palestras / aulas que adorava! Aquilo não me entediava, me acrescentava, me animava e eu queria era mais! Na verdade, eu tomava "ar" nesses workshops para aguentar estudar aquilo que eu não gostava na escola, mas precisava... E assim foi.

Depois desse, foi um atrás do outro. Foi com o Ronaldo Fraga,Vânia Goy ,com a equipe de estilistas da Fábula, e o curso de três meses que ainda está acontecendo de Moda e Cultura Contemporânea . No começo, fiquei um pouco preocupada, porque eu comecei a fazer os workshops com 16 anos, não tinha nenhuma experiência de trabalho, nada. Mas sempre fui muito bem recebida, tanto pelo pessoal do Instituto, como pelos meus companheiros de curso e pelos palestrantes. E nos últimos dois anos, tenho frequentado bastante o Instituto, e acho que isso tem me ajudado muito no sentido de confirmar a vontade de me tornar uma profissional no mercado da moda, acrescentar conhecimentos e contatos com o mercado de trabalho e profissionais já estabelecidos, além de me mostrar possibilidades de que caminhos posso seguir nessa profissão.

Até o final desse ano, pretendo ingressar no curso de Design/Moda da PUC-Rio, mas não pretendo parar de fazer workshops, pois acho que eles contribuem para uma formação mais ampla e atual, completando os estudos mais específicos, como os de uma faculdade, por exemplo.




Nenhum comentário: