terça-feira, 19 de março de 2013

Lu Gomes | Backstage

Ainda existem Supermodels?


Volta e meia vejo matérias com o título "a nova/próxima Gisele" ou expressões como "a Top fulana de tal", mas quando alguém vem me perguntar "e ai ? Quem é a Top do momento, quem é a próxima Gisele?" me dá um branco e ao mesmo tempo tenho vontade de pegar um papel e uma caneta e fazer uma lista.

São tantas modelos em evidência, e ao mesmo tempo não existe aquele grupo seleto como nos anos 90, será que esse grupo só não é mais seleto? Será que temos muitas tops?

Uma breve história: nos anos 90 surgiu a necessidade de transformar algumas modelos em celebridades, com o estilo de vida low profile das atrizes da época, as grandes editoras precisavam de rostos novos, que vendessem mais revistas e produtos. Foi ai que surgiram as "Supermodels", um grupo que incluía Claudia Schiffer, Cindy Crawford, Kate Moss, Linda Evangelista, Naomi Campbell e Christy Turlington.

Elas eram as mais requisitadas, com cachês altíssimos, estampavam as capas das revistas mais importantes, participavam de campanhas publicitárias e até de clipes musicais famosos, como Freedom, de George Michael, em 1990.



Nos anos 2000 quem volta a tomar conta de capas de revistas e campanhas publicitárias são atrizes, cantoras e celebrities, com uma unica exceção... Gisele. Ela ultrapassa o patamar de Supermodel e é criado, exclusivamente para ela, o termo "übermodel".

Voltando a 2013...

Segundo o site models.com, onde existe um top 50 de modelos, a número 1 hoje é a Joan Smalls, seguida de Karlie Kloss, que na minha opinião é "a top do momento".

Temos também o fenômeno Victoria's Secret, transformando modelos em celebridades, ou eu deveria dizer Angels?

O fato é que a indústria muda, e seu formato também. Temos sim Top models, mas não novas Supermodels. Estas tem nome e continuam até hoje no mercado. Graças ao Photoshop conseguimos dar uma vida extra a carreira desses ícones da moda e podemos ter o gostinho de ver novos trabalhos dessas musas dos anos 90.


Alguns nomes e rostos recorrentes nas principais campanhas, capas e passarelas:


Karlie Kloss l Aline Webe


         Lindsay Wixon l Candice Swanepoel

Arizona Muse l Hanne Gaby Odiele
    
Coco Rocha l Abbey Lee

A número 1, Cara Delevigne, segundo o models.com.


Lu Gomes - www.thefinsider.net.

Nenhum comentário: