sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Um olhar para o negócio da moda em 2012


No dia 22 de janeiro, Renata Rito facilitará o quickshop “O Varejo muito além da NRF”, com participação de André Carvalhal, na Casa de Verão Farm. Ela irá dividir com os participantes os temas do maior evento do varejo no mundo, a National Retail Fair (NRF), que acontecerá entre os dias 13 a 16 dejaneiro de 2013, em Nova York. Comumente conhecida como Retail’s BIG Show, a convenção debaterá como a tecnologia impacta o mundo da moda.

NRF, maior feira do varejo do mundo, debaterá o uso de tecnologia pela indústria da moda

Foi graças à tecnologia e aos novos modos de se fazer negócios – a revolução digital – que a indústria da moda garantiu muitas vendas em tempos de baixa confiança do consumidor, hoje mais consciente e conectado.

O ano de 2012 foi um período de reerguimento para o setor da moda, que sofria com os efeitos da crise, iniciada no setor financeiro dos Estados Unidos e logo alastrada para outros setores e mercados.

Ainda que tenha sido um dos setores menos afetados, essa turbulência foi claramente refletida na moda – nos números apurados nos relatórios administrativos de várias marcas e também em suas seleções de cores, cortes e materiais das coleções.

No entanto, a crise econômica serviu de despertador para percebermos a iminente necessidade de transformação do atual modo de produção e consumo e de nos preocuparmos mais com a sustentabilidade. Foi justamente por causa do sentido mais amplo desse conceito – o de pensar diferente – que o negócio da moda conseguiu manter-se no positivo, apesar da crise. Com isso, a moda viu a sua salvação nessas novas formas de negócios – as digitais.

O ano de 2013 – ano “verde esmeralda” de renovação – promete ser um ano de implementação das várias reflexões concluídas em 2012. O tradicional, o moderno, o atual, tudo foi repensado de uma maneira sustentável.

Quer saber mais? Acesse a página do evento. Lá você poderá encontrar matérias, vídeos e fotos para ficar por dentro de tudo.

Texto: Guilherme Pierantoni

Nenhum comentário: