quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Sustentabilidade na Moda – Selo Sustentável para Calçados


O Laboratório de Sustentabilidade (LASSU) da Escola Politécnica (Poli) da USP, em parceria com a Abicalçados e a Assintecal, e com participação do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), acaba de lançar oficialmente o Programa Origem Sustentável.

Por meio deste programa, serão conferidas certificações a marcas brasileiras de calçados. Os selos atestarão a incorporação de práticas sustentáveis na empresa, levando em consideração 52 critérios agrupados em quatro dimensões: ambiental, social, econômica e cultural.

"Analisamos a atuação da empresa desde o momento da compra da matéria-prima até a hora da entrega do produto final, levando em conta quesitos como gasto de energia, nível de poluição, consumo de água, descarte de resíduos, legislação trabalhista, não utilização de substâncias tóxicas e relação com funcionários e comunidade do entorno", explica Valdemar Masselli Jr., vice-presidente de Inovação e Sustentabilidade da Assintecal.

O lançamento oficial do programa aconteceu na Couromoda em 15 de Janeiro, e no Inspiramais em 16 de janeiro. As primeiras empresas receberam nestas ocasiões os primeiros selos do programa. Estão entre elas, as marcas Bibi e Piccadilly.

Acredita-se que através deste programa as empresas aumentem seu envolvimento com as questões de sustentabilidade, o que resultará consequentemente em novas oportunidades de mercado, em especial de exportação para países que possuem orientações quanto à aquisição de produtos sustentáveis. 

Texto: Ana Murad

Nenhum comentário: