sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Conheça as marcas do Fashion Tracking - parte II


Marcas de reconhecimento internacional, sucesso de crítica e de vendas e fortes representantes do estilo de vida no Rio de Janeiro estão no nosso roteiro do “Fashion Tracking”, um tour por algumas das principais grifes cariocas que faremos nos dias 25 e 26 de janeiro. Durante nosso “safári urbano”, iremos conversar com representantes de cada uma delas sobre marketing e construção de marca.

Enquanto nos preparamos, veja aqui a segunda parte da matéria com as marcas que vamos visitar. A primeira parte está aqui.

Para se inscrever no Fashion Tracking, acesse www.institutoriomoda.com.br

Osklen


A marca que é a cara do lifestyle carioca é um dos maiores símbolos da moda brasileira. Criada por Oskar Metsavaht em 1989, a Osklen tem um estilo contemporâneo, sofisticado e despojado, inspirado nos contrastes entre a cidade, a natureza e os esportes de ação e aventura. 

A Osklen desfila desde 2003 no São Paulo Fashion Week e, nesse ano, estreou na semana de moda de Nova York. A Osklen também foi considerada pela WGSN uma das dez marcas mais influentes e inspiradoras do mundo e apontada como “Future Maker” pela WWF-UK.  

O outubro desse ano, a Alpargatas anunciou a aquisição de 30% da Osklen por um valor inicial R$ 67,5 milhões. Hoje, a Osklen tem 62 lojas no Brasil e nove fora do país, em cidades como Milão, Tóquio e Nova York. Além disso, está presente em showrooms e multimarcas na Europa, Estados Unidos, Austrália e Oriente Médio.  


Lenny


Apesar de ser referência na moda praia carioca, Lenny Niemeyer é paulista e sua carreira inicial foi de paisagista. Em 1979, Lenny se mudou para o Rio de Janeiro e começou a fabricar alguns biquínis em casa para uso próprio. Suas peças fizeram tanto sucesso, que logo ela precisou se profissionalizar e alugou uma fábrica para atender aos pedidos. Nasceu, assim, a Lenny, marca sofisticada, com o charme e a bossa de Ipanema.

A primeira loja foi aberta em 1995, após 10 anos produzindo biquínis para outras grifes. Hoje, a Lenny tem 18, além de estar presente em 300 pontos de vendas. A marca também exporta para países da América Latina ao Oriente Médio e tem representações no Caribe, Canadá, Estados Unidos, Inglaterra, França, Espanha, Itália, Portugal e Dubai. 


Isabela Capeto


A romântica marca carioca Isabela Capeto foi criada em 2003, com a inauguração de um ateliê na Gávea, Zona Sul do Rio de Janeiro. Isabela, que já havia passado por outras importantes grifes, como Maria Bonita e Lenny, criou uma marca cujas coleções não seguem tendências, com peças feitas à mão e ricas em detalhes e acabamento.

A Isabela Capeto realiza showrooms semestrais em Paris desde 2003 e suas peças podem ser encontradas em badaladas multimarcas dos Estados Unidos, França, Inglaterra, Japão, Itália e Emirados Árabes. A expansão da grife começou em 2006, quando a primeira loja em São Paulo foi aberta. Hoje, segundo a própria marca, a Isabela Capeto apresenta um crescimento excepcional de 100% ao ano. 


Patrícia Viera


A carioca Patricia Viera, conhecida por seu trabalho com couro, tirou da alta costura o gosto pelo acabamento artesanal, qualidade e atenção aos detalhes.  A marca foi aberta em 1998, após Patricia ter cuidado da linha de sapatos da Company e Companhia dos Pés.
A estilista participa do line-up das principais semanais de moda do país desde 2004. A convite de Robert Forrest, a marca faz showroom em Paris, Londres e Nova York. Atualmente, está presente em 43 multimarcas no Brasil e 64 no exterior.   


Dona Coisa

A loja multimarcas Dona Coisa é uma das mais conhecidas no Rio de Janeiro e reúne grandes nomes da moda, como Reinaldo Lourenço, Pedro Lourenço e Walter Rodrigues, além de marcas de joias e decoração. Além disso, a Dona Coisa tem linhas exclusivas, criadas em parceria com as marcas que vende.

A Dona Coisa foi desenvolvida com a proposta de aliar criatividade, beleza e sofisticação em um espaço confortável, que convida a cliente a passar seu tempo ali. Suas peças oferecem sofisticação e o que há de mais inventivo e bem acabado na moda brasileira. 


Kalimo


A Kalimo produz cerca de 10 milhões de metros de tecidos e malhas estampadas por ano. Fundada em 1982, em São Paulo, e desde 2009 no Rio, a empresa é conhecida como uma das melhores tecelagens do país. Além disso, a Kalimo está presente também em Fortaleza e tem uma mais maiores e mais completas unidade fabril, com 20 mil m², em São Paulo.

Em 2008, a Kalimo abriu o Lab K, um núcleo de pesquisa e criação das bases, cores e estampas que serão tendência nas próximas estações.  A Kalimo é patrocinadora do São Paulo Fashion Week, Fashion Rio e algumas das principais marcas do país.  





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