terça-feira, 13 de novembro de 2012

Flores, arte e moda

Há séculos, as flores têm sido uma grande inspiração para as artes. A beleza, as cores e a delicadeza delas causam grande admiração e, frequentemente, recebem forte carga simbólica nas obras artísticas. Van Gogh, por exemplo, criou uma série de quadros de flores em 1886, que incluía as primeiras das famosas pinturas de girassóis. Monet também é conhecido por seus trabalhos inspirados em flores, como as ninfeias que enfeitavam o jardim dele. Muitos outros artistas exploraram o mesmo tema, como Matisse, Andy Warhol e os contemporâneos Jeff Koons e Damien Hirst. 


Van Gogh se inspirou em girassóis
As ninfeias de Monet
Na moda, não é diferente. Estilistas frequentemente se inspiram nas flores para criar detalhes nas roupas e acessórios. O tema é corriqueiro em muitas coleções da grife Valentino, como a temporada de verão de 2012, que trouxe vestidos de renda vermelha com desenhos de pequenas flores. Já Miuccia Prada escolheu as flores para estampar casacos e vestidos no desfile de verão de 2013. Junya Watanabe criou extravagantes peças para serem usadas na cabeça com gravetos, flores secas e tecido. 

Valentino verão 2012
Prada verão 2013
Junya Watanabe verão 2009
Raf Simons já havia mostrado admiração pelas flores na coleção de inverno de 2012 da Jil Sander, a última que ele desenhou para marca. Na estreia na Dior, no entanto, levou seu gosto pelo tema para outro nível. No primeiro desfile de alta costura para Dior, mais de 5 milhões de flores frescas, como peônias, orquídeas e rosas, foram colocadas nas paredes das cinco salas onde a coleção de inverno 2012 foi apresentada. 

Jil Sander inverno de 2012
Desfile de inverno 2012 da alta costura da Dior
Primeiro desfile de Ralf Simons para Dior foi inspirada nas flores
Cenário do desfile da alta costura da Dior


Nenhum comentário: