quinta-feira, 8 de novembro de 2012

De Cristóbal a Nicolas: conheça a trajetória da Balenciaga

O mundo da moda ficou de queixo caído quando o designer Nicolas Ghesquière anunciou que deixará seu posto na Balenciaga em novembro. Diretor criativo da marca há 15 anos, Nicolas tem um olhar visionário e vanguardista e transformou a marca em uma das mais inovadoras no mercado global. Sempre respeitando o legado deixado pelo fundador da maison, Cristóbal Balenciaga, Nicolas é considerado o responsável por ter impulsionado a Balenciaga, que andava “apagada” após a retirada do estilista espanhol em 1968. 

Nicolas Ghesquiere em seu último desfile (verão 2013) pela grife francesa Balenciaga

Cristóbal Balenciaga fundou a marca em 1918, na Espanha. Logo chamou a atenção da Família Real e de aristocratas espanhóis, que enchiam seus ateliês em San Sebastián, Madri e Barcelona. Com a Guerra Civil Espanhola, Cristóbal mudou sua marca para Paris, em 1936, instalando-se na Avenue George V, onde está até hoje. Balenciaga conquistou clientes como as atrizes Greta Garbo e Marlene Dietrich com vestidos chemise sem cintura marcada, silhuetas e modelagens diferenciadas e novas abordagens.

Nicolas Ghesquière assumiu a marca em 1997, após a passagem de estilistas como Michel Goma e Josephus Melchior Thimister. Ele tornou a marca mais concorrida, sempre aliando a visão de Cristóbal Balenciaga a uma estética inspirada no esporte e ciência.  

Por enquanto, o futuro da Balenciaga e de Nicolas Ghesquière ainda é um mistério. Não há informações sobre quem ocupará a direção criativa da marca nem o destino do designer. 




Por Mariana Buarque.

Imagens: Balenciaga.com e Style.com.

Nenhum comentário: