quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Sustentabilidade na Moda: Inserção Social com Reserva, AfroReggae e Doisélles

Quando pensamos em práticas sustentáveis não podemos esquecer as diferentes dimensões do conceito. Para alcançar um desenvolvimento sustentável não devemos pensar somente em práticas ambientais, mas também nas sociais.


Foi pensando neste aspecto que a Reserva, em parceria com o Afro Reggae, criaram o selo AR, que, conforme já contamos em nossa página no Facebook, tem o objetivo de licenciar produtos que vão gerar recursos para mais de 35 projetos de reinserção social.

Em Novembro, o selo chega às lojas da Reserva, que criou uma linha com camisetas, moletons, polos, cadernetas e até pôsters com estampas assinadas pelo coletivo alemão Eboy. Outras três empresas também aderiram ao projeto: Natura, Red Bull e Evoke.

Ainda nesta mesma dimensão não podemos deixar de lembrar da riquíssima participação de Raquell Guimarães, dona da grife Doisélles, no Rio Moda Discute Internacional deste ano, quando ela apresentou seu trabalho com os presidiários da Penitenciária Professor Ariosvaldo De Campos Pires, de Juiz de Fora, o Projeto Flor de Lótus. 

“Me parece óbvio que ocupar estas mãos e mentes com trabalho digno é um caminho firme na ajuda do maior principio que inspira o cárcere: a recuperação”, afirmou Raquell à época.


Os penitenciários produzem com excelência peças com técnicas de tecelagem manual: tricô e crochê. As peças são inspecionadas por rígido controle de qualidade para que possam ser comercializadas e exportadas.

As vantagens deste projeto são palpáveis para todos os envolvidos. A Doisélles recebe uma série de vantagens fiscais. Já para o sistema carcerário, a vantagem vem com a diminuição da ansiedade prisional por manter os detentos ocupados. As maiores vantagens, entretanto, vão para os próprios trabalhadores, com a valorização de sua mão de obra e reinserção social. 

Cada peça é feita a mão, individualmente. O trabalho autoral individual é valorizado, com a indicação do nome do criador da peça em sua etiqueta. 

Crystal Kay, na capa do álbum Superman, usando uma peça feita por Adenílson de Jesus, presidiário em Juiz de Fora e artesão em tricô

Veja mais sobre este projeto no vídeo a seguir:




Recentemente foi produzido um documentário média-metragem sobre o Projeto, “Cadeia de Produção”. Assista ao trailer no vídeo abaixo: 



Por Ana Murad.

Imagens: Doisélles e AffroReggae.

Vídeos: Doisélles.


Nenhum comentário: