quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Criação em Moda Sustentável é o tema do primeiro dia do RMDI

Foi realizado, ontem, no Planetário da Gávea, o primeiro dia do Rio Moda Discute Internacional, evento que visa abordar um diálogo entre a moda e a sustentabilidade. Neste primeiro encontro, profissionais e pesquisadores renomados discutiram os novos caminhos da indústria da moda em relação à moda sustentável.

O talkshow de abertura, com o tema criação em moda sustentável, teve a presença de Dario Caldas, do Observatório de Sinais, Nina Braga, do Instituto e, Jorge Yammine, da Eden Organic e Dilys Williams, fundadora do Centro de Moda Sustentável da London College of Fashion!

Abaixo, os principais pontos que foram abordados durante o debate.


- Dilys Williams apresentou um panorama dos avanços da sustentabilidade das grandes marcas e na Europa.“A Nike é uma empresa que está mudando sua forma de produzir e, para isso, está abrindo todas as informações que possui para seus competidores, pois percebe que não pode fazer sozinha mesmo sendo uma empresa muito grande e poderosa.”, disse ela.

- Lyliam Berlim, uma das mediadoras do debate e curadora do evento, também salientou a importância da ligação entre a indústria da moda, terceiro setor mais importante da economia mundial, e a sustentabilidade. “Falar de sustentabilidade na moda, é uma questão que causa estranhamento por parte da maioria, já que grande parte da sociedade possui uma visão muito simplista e reducionista a respeito da moda e do consumo. De fato a moda é mola propulsora do consumo, mas mesmo dentro dessa premissa, é possível continuar alimentando a indústria e mercado consumidor de forma ética, socialmente responsável e ambientalmente correta.”, afirma. Ela também alerta sobre a sociedade do hiperconsumo, onde os bens, cada vez menos duráveis, são vistos como fonte de felicidade.


- Dario Caldas afirmou que a sustentabilidade na moda ainda é um desafio, pois se trata de um processo lento e complexo. E reafirma a importância de se pensar não apenas na moda, mas sim termos de economia e sociologia. "Mais do que com a moda, a sociedade precisa se reconciliar com a natureza e a ética" - afirmou.

- Com experiência de mercado, Jorge Yammine conta que foi necessário sair da zona de conforto para poder desenvolver moda sustentável. E friza que é fundamental que se explique para o consumidor a maneira correta de se consumir a moda ecologicamente correta. "Precisamos mudar a maneira de consumir, mas isso é o que leva tempo. É mais fácil fazer com que as empresas mudem sua forma de produção do que o consumidor entender de que forma ele pode consumir de forma mais sustentável."

- Nina Braga comentou o surgimento do novo luxo, e a importância da mudança de pensamento da sociedade, através do consumo consciente, substituindo o espirito de competitividade em busca de apenas status. Também discutiu a importância do apoio governamental a atividade para viabilizar o crescimento da moda sustentável brasileira. "Luxo pode e deve ter a ver com atitudes nobres, aonde estética e ética caminham juntos. É preciso incorporar esses valores. É preciso substituir o luxo competitivo pelo luxo orgânico. No momento é preciso que se exijam políticas públicas que estimulem a sustentabilidade, pois ainda é muito caro produzir de uma maneira ambientalmente mais ética."


O Rio Moda Discute Internacional continua hoje com dois quickshops durante o dia que aprofundarão a temática do evento a e farão com que os participantes ponham a mão na massa. À noite, a partir das 19h, será realizado o talkshow "Agenda para Moda Sustentável", que abordará a questão do fair trade - comércio justo - e o consumo sustentável.

Haverá inscrições na bilheteria do Planetário da Gávea, a partir das 18h.

Mais informações em nosso site!

Por Antonio Pedro Guido.

Um comentário:

MonicaBG disse...

Tem difusão por stream em tempo real? não pude viajar porque estou num outro evento em SP -apresentando uma ideia de moda sustentável para Amércia Latina- e gostaria de não perder a palestra da noite.

Ou:
terá o vídeo das palestras disponível em breve?

Obrigada! Mónica