segunda-feira, 23 de julho de 2012

Como reconhecer e explorar novas tendências através de métodos inovadores

Você provavelmente já deve ter visto o vídeo “We all want to be Young” no Youtube. O filme fala sobre a geração Millenialls, viciada em informação e que quer ser tudo ao mesmo tempo. Se você se sentiu compreendido e retratado nas palavras do narrador, é porque o vídeo tinha justamente esse intuito. Criado pela Box 1824, We all want to be Young é um retrato de como os jovens pertencentes à geração Y se comportam.


Chegar às conclusões obtidas no filme não foi fácil, mas sim fruto de um estudo de 5 anos e muitas análises. De forma resumida, a Box 1824 tem justamente esta ideia: a de pesquisar tendências e padrões de comportamento. Seus estudos servem ao mercado que pretende compreender melhor quem são seus consumidores e quais as melhores formas de satisfazê-los.

A Box 1824 foi criada em 2003 por Rony Rodrigues e João Mognon Cavalcanti. Seus sócios fundadores já alcançaram notoriedade de veteranos, apesar de estarem por volta dos 30 anos. Prova disso, é o fato de grandes nomes como Unilever, PepsiCo, Nike e C&A já terem solicitado pesquisas à empresa.


Avessa a padrões, a empresa não possui sede fixa, mas costuma reunir pelo menos uma vez por ano todos os seus funcionários em algum destino escolhido ao redor do mundo. Além disso, a empresa também não possui website e nem horário fixo para quem trabalha com eles. A ideia é de home office e, de acordo com Rony, contanto que os objetivos finais sejam alcançados, não importa aonde e o modo como a pessoa trabalhe.


Outro recente trabalho de destaque da Box foi uma pesquisa feita com o patrocínio do Banco Itaú e da Pepsi e com apoio da Rede Globo intitulado de "Sonho Brasileiro". Sem fins lucrativos e sem viés de consumo, o objetivo foi ouvir uma geração de brasileiros para buscar entender seus valores, como enxergam seu país, como pretendem atuar nele e como se veêm no futuro diante do cenário atual. Para isso, desde 2010, funcionários da Box 1824 percorreram 173 cidades em 23 estados e ouviram jovens na faixa etária dos 18 aos 24 anos, de todas as classes sociais. 




Se você se interessa pelo tema e admira o trabalho realizado pela empresa de pesquisa de tendências, o Instituto Rio Moda realizará nos próximos dias 10 e 11 de agosto o workshop Explorando o novo: reconhecendo tendências, que será facilitado por Rony Rodrigues, considerado um dos mais notáveis estudiosos de comportamento jovem do país.


Ele vai guiar os participantes por caminhos inovadores, mostrando como reconhecer e explorar tendências. Empregando metodologias pouco convencionais, o workshop tem como objetivo a compreensão de mecanismos que fazem com que a pesquisa de tendências de comportamento seja, cada dia mais, peça fundamental na compreensão do mundo.


Inscrições em nosso site!


Por Cecilia Geyer.

Nenhum comentário: