quinta-feira, 28 de junho de 2012

Paula Merlo e os caminhos a serem seguidos por uma jornalista de moda

Hoje vamos postar a última parte da entrevista que nossa colaboradora Cecilia Geyer fez com a Paula Merlo, editora de comportamento e celebridades da revista Glamour. Para conferir a primeira parte clique aqui.

A jornalista fala sobre quais os caminhos devem ser trilhados para uma boa formação em jornalismo de moda, como pesquisa e produz suas matérias, até onde pode chegar uma jornalista de moda e muito mais!

Confiram!



         CG: Quais os caminhos devem ser seguidos para uma boa formação em jornalismo de moda?

PM:  Acho que vale investir numa boa pós-graduação e num mestrado interessante. Foi o meu caso. Estudei jornalismo no Brasil, mas fui morar fora (NY, Milão, Londres) para me preparar melhor para o que eu queria ser e fazer. Em Londres eu fiz mestrado em Publishing na London College of Communication, em Nova York estagiei na Teen Vogue e em Milão fiz uma pós em Moda no IED.

         CG: Como você costuma se preparar para produzir suas matérias? Como você realiza as pesquisas?

PM: Converso com muitas pessoas e pesquiso sobre diversos assuntos. Tem que estar antenada sempre! Claro que falo com pessoas específicas também. Por exemplo: para matérias de saúde, recorro a especialistas da área.

        CG: Quais as principais características que tornam uma jornalista de moda competente em seu trabalho? 

PM: Muita curiosidade, dedicação e nada de preguiça! Todo mundo acha que é fácil, mas muitas vezes saio da redação depois das 9 da noite. Mas tenho que dizer, ser do time da Glamour é o maioooor glamour! Mesmo!!!

        CG: Até onde pode chegar uma grande jornalista de moda? Que cargos ela pode aspirar? 

PM: Uma boa jornalista de moda pode chegar a ser diretora de redação, como é a Mônica Salgado na Glamour. Mas dá para ir além também, como o cargo de diretora das revistas femininas de alguma grande editora, editora-chefe uma boa revista...É preciso se dedicar!

Por Cecília Geyer.

Nenhum comentário: