segunda-feira, 25 de junho de 2012

Entrevista com Deborah Klabin. Parte 2.

Na ultima sexta feira, nós apresentamos aqui a primeira parte da entrevista com Deborah Klabin, jornalista de moda que nos contou um pouco sobre o dia a dia e as características da profissão.
Confiram a segunda parte da nossa conversa com a editora de estilo de 3 das 4 revistas de Joyce Pascowitch. 





CG:Qual a sua rotina de trabalho?  

DK: Minha rotina exige que busque referências para as mais diversas possibilidades de ensaios fotográficos, layouts, conteúdos e personagens interessantes. E referencias vem das mais diversas fontes. Tenho sorte de conseguir passar vários dias fora da redação, vendo o que o mercado está lançando. 

O contato com boas assessorias de imprensa é fundamental e ocupa bastante tempo de trabalho. É através delas que os jornalistas conseguem saber o que está por vir, prever tendências, imaginar novas linguagens. 

Como faço também seleção de objetos e locações para as publicações da Joyce, visito quase que semanalmente diversas lojas e fico sempre atenta aos projetos de diversos arquitetos. 

Por ser um trabalho diretamente relacionado com a convivência diária com a sociedade, não é um trabalho que pare após o expediente. Todos os dias, a qualquer hora, alguma coisa pode desencadear alguma idéia nova.




CG:Poderia explicar com suas palavras o que uma editora de estilo faz? 
DK: Meu trabalho como editora de estilo funciona em parceria com o dos editores de arte e conteúdo. Sem eles não faria nenhum sentido, porque enquanto asseguro que a seleção de objetos, roupas e locações fiquem coerentes e sigam um fio condutor que permeie toda a edição, o editor de conteúdo é responsável pelo pilar estrutural que sustenta a revista. O editor de arte garante que a linguagem visual sustente também essa proposta, definida mensalmente nas reuniões de pauta.
Então acredito que meu trabalho como editora de estilo seja garantir que o espírito, a linguagem da publicação seja mantida em tudo: dos ensaios aos produtos selecionados em consumos.

CG:Como costuma se preparar e pesquisar uma matéria?
DK: Tentando primeiramente observar as faces mais óbvias do assunto, e aos poucos descobrir as mais sutis.



Por Cecília Geyer


                                       

Nenhum comentário: