segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Cultura Street

Nesta semana, preparamos posts especiais sobre o movimento Street. Nossa ideia foi contextualizar este movimento desde o surgimento até os dias de hoje, citando as principais influências que dele surgiram!

Hoje, falaremos sobre a Cultura Street, que inspira a criação de tipos e expressões que estão presentes na dança, música, moda, etc.


A cultura de rua vem da relação do homem moderno com a cidade. Tanto no âmbito social, como até na arquitetura. Das ruas concretadas de Los Angeles surgiu o skate, uma forma adaptada do surf, na qual os praticantes poderiam tirar a água da piscina e usá-la como rampa para suas manobras.

Enquanto isso, os artistas usam o ambiente público para se expressar, criando interferências na própria paisagem da metrópole através do seu elemento mais característico: o graffiti. 

Os muros são as novas telas, ao contrário dos museus, na rua a mensagem é democrática: de todos e para todos.


O rap e o hip-hop dão voz ao movimento, já que, nesses estilos musicais, o necessário é a voz, o ritmo, as letras. É mais uma vitória da democracia da rua, pois os instrumentos caros são desnecessários e nem é preciso cantar bem.

O importante mesmo é saber rimar e, na maioria das vezes, fazer uma crítica social.


A dança de rua segue o mesmo raciocínio: os movimentos rápidos, como o hip hop que toca ao fundo, são como a vida moderna: corrida, rápida, fugaz. 

Os dançarinos são como os grafiteiros e skatistas: se utilizam dos elementos da própria cidade para fazer sua própria arte, esporte, e desta forma, um banco de praça pode se transformar em palco.


Na cultura street, a rua é mesmo pública e tão íntima que não é necessário ser um mendigo para enxergá-la como casa.

Se interessou pelo assunto? No próximo fim de semana, nos dias 9 e 10 de dezembro, o Rio Moda realizará o workshop de Street Style, com Igor Fidalgo, que abordará este tema e muito mais! Ainda restam vagas!

Para saber mais sobre a cultura de rua, nós indicamos o site do Mistura Urbana! Lá você encontrará tudo o que rola atualmente neste mundo: exposições, filmes, músicas, etc.

Nesta semana, continuaremos a postar sobre o movimento Street, desta vez falando sobre as Tribos Urbanas! Fiquem ligados!


Fotos: http://www.zupi.com.br/index.php/view/o_melhor_do_graffiti_mundial/

Nenhum comentário: