sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Styling investigativo? Afinal, do que exatamente vai tratar este curioso workshop?

A motivação para o tema surgiu da visão do artista visual e cronista, Fernando Marques Penteado, do que muitas vezes falta nos trabalhos de styling: conceito. É necessário desenvolver a capacidade de carregar com significado as imagens, usando-as como uma ferramenta para comunicar ideias.

Outro ponto fundamental deste workshop é o processo de desenvolvimento e aprimoramento do projeto a partir da crítica, que não deve ser vista como maléfica e sim como um insumo para chegar a resultados que melhor comuniquem.


Em 20 de agosto, os participantes terão um encontro com Roberto Meireles, diretor do Instituto Rio Moda, com o objetivo de iniciar um pre-work indispensável à consecução dos objetivos do workshop. Em cima das notícias que mais lhes tocarem nos jornais impressos disponibilizados, os participantes desenvolverão em casa um exercício de styling, onde já definirão os direcionamentos de casting, para quais marcas se voltarão, o tipo de roupa, a situação e o cenário.

Na semana seguinte, em 26 de agosto, acontecerá a exposição dos projetos. Todos serão encorajados a expressar suas idéias e posicionamento em relação ao seu próprio projeto e também ao projeto dos demais participantes, estimulando o intercâmbio de visões e o despertar para o bom uso da critica construtiva. Consideremos ainda a vantagem de exercitar o reconhecimento do poder que o olhar do outro tem para trazer à tona questões ainda não cogitadas.

Nas sessões de 26 e 27 de agosto, os participantes vão rever e redimensionar seus projetos, contando também com o apoio de uma oficina de imagem e uma oficina de texto.


Fernando Marques Penteado, também conhecido como f. marquespenteado, tem formação em Ciências Sociais, mas seus caminhos o levaram primeiramente para as artes aplicadas, como a Moda e a Decoração e - posteriormente - para as artes plásticas e conceituais.

Hoje um dos focos do seu trabalho está no estudo e critica da representação do gênero masculino. Fernando acredita que falta no dicionário dos sentimentos o lado mais profundo dos homens. A imagem construída pela sociedade para o homem coloca o heroísmo como virtude, mesmo que isso implique vê-lo como um agente de morte. Pouco se fala sobre suas inseguranças e anseios mais íntimos.

Em seu mestrado realizado em Londres, o tema foi Justiça Criminal. Lá ministrou oficinas de bordado com homens presidiários, algo que vai pra um caminho inverso ao da brutalidade do crime.

Este facilitador também é cronista da Revista dObras[s], onde trata do tema Cultura Material e continua a prestar consultoria para marcas de moda, o que garante a manutenção do seu contato com o mercado.

Nenhum comentário: