sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Fernando Marques Penteado indica

Em entrevista para o Rio Moda, o artista visual e facilitador do workshop Styling Investigativo, Fernando Marques Penteado, nos indicou livros e filmes que merecem ser notados. 


- Moda em ziguezague: Interfaces e expansões
Livro organizado por Cristiane Mesquita e Rosane Preciosa, que contém artigos de diversos autores que tratam da moda em diálogo com os mais diversos setores da sociedade. Fernando indica este livro como uma bibliográfica muito importante para todos aqueles que trabalham com moda.

- História dos nossos gestos 
Escrito em 1976 por Luis da Câmara Cascudo, um dos maiores folcloristas brasileiros, essencial para aqueles que querem conhecer mais sobre o “ser” brasileiro. Também recomenda outro livro do mesmo autor, o Dicionário do Folclore Brasileiro.




- A vida secreta das palavras – Filme espanhol de Isabel Coixet
Com Sarah Polley, Tim Robbins e Javier Câmara

“A construção dos personagens é incrível, uma verdadeira arte de fazer ver o que está escondido”. Essa capacidade é extremamente importante para todos aqueles que precisam transmitir uma mensagem através da imagem.


Sinopse
Hannah (Sarah Polley) tem 30 anos, é introvertida, solitária, misteriosa e trabalha numa indústria têxtil. Ela vai passar as férias num pequeno povoado costeiro, em frente a uma plataforma petrolífera. Um incidente faz com que ela permaneça alguns dias na plataforma cuidando de Josef (Tim Robbins), que sofreu uma série de queimaduras que o deixaram cego temporariamente. Com ele trabalham vários outros homens, cada um com uma personalidade marcante.


- Clube da luta – Filme americano dirigido por David Fincher
Com Brad Pitt e Edward Norton

“Uma crítica ao sistema da moda de maneira bem pertinente. É interessante notar a imagem construída para cada um dos protagonistas”.


Sinopse
Jack (Edward Norton) é um executivo yuppie, trabalha como investigador de seguros, mora confortavelmente, mas sua ansiedade o faz conviver com pessoas problemáticas como a viciada Marla Singer (Helena Bonham Carter) e a conhecer estranhos como Tyler Durden (Brad Pitt). Misterioso e cheio de ideias, Tyler apresenta para Jack um grupo secreto que se encontra para extravasar suas angústias e tensões através de violentos combates corporais. 

Nenhum comentário: