quinta-feira, 21 de julho de 2011

Nova coleção de Lena Santana - Moulage

Lena Santana, estilista brasileira que vive em Londres há mais de uma década, está agora no Brasil. Sua nova coleção vai desfilar no Paraty Eco Fashion em agosto e ela facilitará também alguns workshops, inclusive o de Moulage: Espaço e Experimentação que será promovido pelo Instituto Rio Moda, nos dias 29 e 30 de julho.

Recebemos esta simpática baiana no escritório do Rio Moda para uma entrevista. Lena nos relevou alguns detalhes interessantes sobre sua Coleção verão 2012. Ela não costuma criar nenhuma história para nortear suas coleções, qualquer coisa que a inspire pode desencadear seu processo criativo. Neste caso foi a África.

Como afrodescendente, nascida na Bahia, a África sempre foi um local que sonhou conhecer. Nutria o desejo de aprender mais sobre sua cultura e povo. Foi então, que teve a oportunidade de, junto ao seu namorado, visitar a África do Sul, Suazilândia, Moçambique e Malauí, cidade banhada pelo lago Niassa, que de tão extenso aparenta ser um oceano.

Foi uma viagem emocionante, Lena queria entender mais sobre o local que a rodeava. Visitou todos os museus possíveis, tentou entender o Apartheid... Uma imagem que lhe chamava muita atenção era a das mulheres com vestes de tecidos bem coloridos e os homens com tecidos de tons mais neutros, estampados em tom sobre tom e que brilhavam muito, como se tivessem uma camada de cera por cima.

Lena fez uma pesquisa em cima dos tecidos africanos e, a partir disto, captou elementos que pudessem representá-los, mas sempre com a preocupação de produzi-los de outra forma. Ela não queria fazer figurino africano, e sim partir disso para o exercício de seu trabalho construtivo. Estes elementos foram o ponto de partida para a Moulage. E ai, começou a brincadeira, muitas experimentações com tecido foram ocorrendo, dando lugar as formas da coleção. Uma das propostas foi misturar os tecidos femininos e masculinos, um como o forro e o outro como parte superior.

A construção em cima do manequim permite uma maior experimentação e desprendimento das formas já pré-concebidas que a Modelagem, proporcionando um caminho mais natural para peças mais originais.

Destacamos uma peça para ilustrar o processo evolutivo:


E mais uma Moulage pronta e seu respectivo vestido em campanha:



No caso das estampas ela foi desenhando e modificando para dar origens às suas próprias. As estampas tiveram seu desenho concluído por Mariane Pinel, francesa que trabalha com ela.



Em breve publicaremos sobre sua história de vida, que revela muito de seu trabalho.

Lena aponta que um dos males deste tempo é a idéia de que tudo já foi criado, o que leva a uma preguiça criativa. Ela sugere inspiração em livros de arte, viagens, culinária, arquitetura e ter sempre em mente realizar um trabalho bem acabado.

Para ver a coleção na íntegra, fique atento ao Paraty Eco Fashion, que acontece entre os dias 5 e 7 de agosto e contará com o desfile de Lena.

E se você quer aprender mais sobre Moulage, entre em contato com o Rio Moda. Este workshop promete ser muito enriquecedor.

Nenhum comentário: