sexta-feira, 27 de maio de 2011

Semanas de Moda no Rio - Aula aberta de pesquisa de tendências

No último sábado, dia 21 de maio, o Curso Design Trends Forecast da PUC-Rio promoveu uma aula aberta com a presença de Francesco Morace, Sabrina Donzelli e Nicoletta Vaira, do Future Concept Lab e Luciana Stein, do Trendroom.

O Future Concept Lab é um dos mais avançados centros de pesquisa de tendências de consumo e marketing do mundo. A Sede principal é em Milão, mas possui unidades e correspondentes em 25 países.

O escritório brasileiro foi criado em janeiro de 2011, em São Paulo, sob a coordenação de Sabina Deweik, que já trabalhava como correspondente do laboratório desde 1999 e tem em seu currículo a participação na criação do programa Genius Loci Lab e a coordenação de pesquisas para clientes internacionais e nacionais como Veuve Clicquot, Illy Café, Havaianas e O Boticário.


 
Na conferência, Luciana destacou a importância para as marcas de “dar um follow” no consumidor. A web 2.0 revolucionou a sociedade também na forma de consumir e interagir com as marcas e demais consumidores. Muitos já transferiram parte de suas vidas para esse universo online, e cada vez mais, se espera do offline a mesma espontaneidade e interação deste. O comportamento de compartilhamento e empatia, suscitado pela rede provocou o surgimento da Geração G, da generosidade, que valoriza ações e empresas que tem um vetor social. Ela afirma que 80% dos brasileiros esperam que as marcas façam trabalhos além do lucro.
Francesco confirmou a tendência do “compartilhar” e acrescentou outras: a relação tecnologia / natureza; a sustentabilidade; as mudanças na relação com o tempo e o cuidado com as coisas pequenas do cotidiano, que tornam crucial a capacidade de escolha do que de fato é importante.

Entre os principais programas do Future Concept Lab estão o Mindstyles Program, cujas atividades buscam coletar e analisar estilos de pensamento; o Genius Loci Program, que conecta o observatório de 25 países traçando e analisando perfis locais e universais e o Happiness Program, que tem a felicidade como a válvula que move os desejos e as necessidades, influenciando nos comportamentos e escolhas.

Fiquem espertos, pois em setembro Sabina Deweik estará conosco, no Rio Moda, facilitando o Workshop Consumo Autoral. Publicaremos aqui muitas informações sobre esta incrível Cult Searcher e o FCL nos próximos meses!

Nenhum comentário: