quinta-feira, 26 de maio de 2011

Semanas de Moda no Rio - Fashion Business

As semanas de moda no Rio também são recheadas de conferências para lojistas e interessados na área, além de eventos realizados pelas próprias marcas.



Nessa terça estivemos no Fashion Business e fomos conferir no Forum de Lojistas a palestra do nosso parceiro, Instituto Marangoni, com introdução de Luiza Bomeny e a convidada italiana Elena Marinoni falando sobre o papel da pesquisa de tendências hoje no processo criativo.


Como tendências Elena destacou a Arte que interage com a cidade de modo a transformá-la e provocar reflexões; a nostalgia do Anos 20; a reciclagem e a transformação; o novo luxo, que inclui low-xury - peças de grandes nomes a preços acessíveis e o green-luxury, onde o valor está na natureza, no tempo e no bem estar; e a experiência momentânea e temporária.

No fim do dia, foi a vez de Glória Kalil falar sobre Fashion Marketing, a relação entre moda e mercado.



Ambas destacaram a relação com esse novo consumidor, bem informado, eclético, contraditório e sempre a procura de novas emoções. A indústria precisa se reinventar, pois já não pode ditar o que deve ser usado, pelo contrário ela precisa entender cada vez mais sobre os desejos dos consumidores para ter êxito.


E fica a dica da Glorinha:

Um gap no mercado brasileiro é o Branding. Segundo ela, o Brasil ainda não sabe fazer bem marca. Ainda que a mídia fale de muitos que exportam e são reconhecidos lá fora, essa notoriedade é muito limitada. Ela comenta que a única marca que temos de renome internacional mesmo são as Havaianas. E acrescenta que é preciso ter mais foco, além de saber representar bem os valores da marca e qualidade dos produtos.

E porque não aproveitar essa fraqueza como oportunidade? O Rio Moda vai realizar no dia 11 de junho o workshop de Branding com a cool-hunter Carol Garcia. Fiquem atentos pois em breve traremos mais detalhes para vocês. Quem já foi participante de um dos workshops dessa ilustre facilitadora recomenda, é imperdível!

Nenhum comentário: