sexta-feira, 20 de maio de 2011

Entrevista com Lisete Almeida

O Instituto Rio Moda realizará em 2, 9 e 16 de junho, sempre às quintas feiras, na Universidade Candido Mendes, em Ipanema, o workshop Direção Estratégica, Planejamento e Orçamento Anual para Moda, com Lisete Almeida.

A equipe do Rio Moda conversou com esta facilitadora expert no varejo de Moda. Veja a entrevista abaixo em que ela fala sobre os principais pontos que serão abordados no workshop:

      Rio Moda - Com relação ao processo de elaboração do orçamento anual em Moda, qual a importância dele para a sobrevivência de uma empresa de Moda? E o que o diferencia do planejamento estratégico?

Lisete Almeida - O orçamento é uma importante ferramenta para controle e planejamento de curto prazo nas empresas. Todo o processo de elaboração do orçamento é principalmente comportamental, onde todos os gerentes de uma empresa devem participar e assumir um compromisso de gestão para alcançar os objetivos projetados, trazendo benefícios para a empresa.
                          
O planejamento estratégico precede os orçamentos anuais e fornece o arcabouço no qual o orçamento é desenvolvido.  O orçamento operacional abrange um ano e determina as receitas e despesas planejadas para aquele ano, enquanto o planejamento estratégico concentra-se em atividades que se estendem por um período de vários anos.



      Rio Moda - Você é uma das sócias fundadoras da Oficina do Varejo. Em que consiste esta empresa?

Lisete Almeida - A Oficina do Varejo é uma empresa com foco em consultoria de gestão de empresas e projetos educacionais, principalmente ligados à indústria da moda.

      Rio Moda - Você possui uma experiência vasta em gestão de empresas varejistas. Gostaríamos de saber se, ao longo desses anos, você notou alguma evolução nesse setor? E para o futuro? Quais as suas projeções?

Lisete Almeida - As empresas de varejo de Moda, que sempre tiveram no estilo e no design seus principais diferenciais, face à aceleração das transformações no seu ambiente competitivo, começaram ao longo dos últimos dez anos a buscar alternativas de gestão para dar sustentabilidade aos seus negócios.      

Essas empresas estão atravessando um período de profundas mudanças caracterizado pela proliferação de novos estilos em design de moda, aumento da concorrência global, maior pressão por preços mais baixos, exigências e obrigações fiscais cada vez mais intensas por parte dos governos estaduais e federais, além da queda na lealdade às marcas por parte dos consumidores voláteis. Esses fatores estão exigindo das empresas de moda competências na organização dos seus processos de gestão administrativo-financeira, de criação e produção, tornando-as mais flexível, no sentido de possibilitar respostas rápidas às mudanças de tendências e as demandas do consumidor.

Os administradores dessas empresas terão como preocupação central, que elaborar e executar estratégias vencedoras no sentido de conquistar uma posição no mercado, conduzir suas operações, atrair e satisfazer clientes, concorrer de modo bem-sucedido e cumprir objetivos organizacionais. Essas tarefas, além de desafiadoras, não serão nada fáceis de executar.

      Rio Moda - Atualmente você é diretora de operações da Enjoy, que vem crescendo muito nos últimos anos. Em que consiste o seu trabalho? Que novos métodos você vem implementando na empresa?

Lisete Almeida - Estou afastada das consultorias e completamente engajada no projeto de expansão e gestão profissional da empresa de moda Enjoy, atualmente com mais de 60 lojas e com uma previsão de abrir mais cinco lojas no segundo semestre. Como diretora de operações, sou responsável pela elaboração de todo o planejamento dos canais de distribuição da empresa; lojas próprias, franquias e multimarcas. 

Sou responsável por toda a gestão de estoques da empresa, gestão de vendas e compras, além de nossa unidade industrial que hoje é responsável pela produção interna de mais da metade dos produtos comercializados pela empresa.  No momento, também, estou muito envolvida com o projeto de implantação do nosso canal de e-commerce, que está planejado para entrar no ar no início de 2012.

Com relação aos métodos, estamos finalizando a implantação de um ERP (sistema integrado de gestão) que facilitará todo o sistema de controle gerencial da empresa, além da criação de mecanismos para avaliação de desempenho e incentivos para os diversos deptos da empresa.



Inscreva-se para este workshop em nosso site: www.institutoriomoda.com.br

Não perca esta oportunidade!

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