Muito se fala sobre “Branding”, mas poucos realmente entendem o conceito por trás desta
simples palavra. Hoje, o blog conta um pouco mais sobre esta ferramenta
fundamental para qualquer empresa.
O Branding pode ser entendido como o agrupamento de soluções que uma marca necessita para
sobreviver no mercado. Ele abrange desde a criação de uma nova marca, a
administração da mesma e o reposicionamento das marcas já existentes que passam
por dificuldades.
Este
conceito lida também com ações aplicadas na construção e no gerenciamento de
uma marca, transformando os
valores tangíveis e intangíveis da empresa ou do produto em diferenciais
perceptíveis ao mercado, tornando a marca coerente consigo mesma e desejada
pelos consumidores.
Um
trabalho bem planejado de branding
é capaz trazer o almejado benefício de diferenciação entre os concorrentes.
Este diferencial é importante, já que, na maioria das vezes, os produtos e
serviços das melhores empresas dos mercados têm preços e características muito
semelhantes.
De forma bem
concisa, o branding pode
ser dividido nas seguintes etapas: Estudo do Público-Alvo, Posicionamento da Marca e Construção Multissensorial.
Atualmente, para se criar um case de sucesso, não basta
apenas pensar
em um logo criativo, mas se torna cada vez mais necessário
pensar em diversas ferramentas para se diferenciar no mercado competitivo, além
de um estudo preciso sobre o seu público-alvo. Entre as últimas apostas das
marcas, os elementos multissensoriais têm conquistado seu espaço. Aromas,
texturas, sons e até paladar são formas inovadoras para associar a
sua marca ao inconsciente do seu público-alvo! Afinal, quem não se lembra de pelo
menos uma marca pelo aroma das lojas e das peças?
Em relação ao mercado de Moda, Danilo Cid, sócio-diretor de
criação da empresa Ana Couto Branding, referência nacional no assunto, citou
marcas brasileiras que têm utilizado o Branding como estratégia de
diferenciação. “Talvez, as marcas brasileiras de moda mais relevantes no
momento sejam aquelas que estão pensando pra além do produto e tendência, elas
pensam seu papel no mundo, porque existem e porque as pessoas vão querer
“convidá-las” a entrarem nas suas vidas. Empresas como Osklen e Farm revelam
estar bem resolvidas em seu branding.”, conta Danilo em entrevista para
o nosso blog em dezembro do ano passado.
Se interessou no assunto? O Instituto Rio Moda realizará em 16 e 17 de agosto o workshop “Branding: Você sabe o que é ou finge que sabe?”,
com a equipe da Ana Couto Branding.
Inscrições abertas em nosso site: http://bit.ly/11XjkSA
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