sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Jamie Fobert: O mais novo arquiteto da moda

A arquitetura e o design das lojas de moda, ponto de convergência entre a marca e o consumidor, vêm cada vez mais sendo reconhecidos como uma importante estratégia de marketing.

Entre os diversos arquitetos que trabalham no ramo, Jamie Fobert é um dos nomes mais badalados da Europa no momento. Nascido no Canadá, Fobert estudou arquitetura na Universidade de Toronto e se mudou para Londres em 1988, onde trabalhou com David Chipperfield até fundar a sua própria empresa, Jamie Fobert Architects, em 1996, criando designs inovadores para residências, comércio e artes.


Fobert foi escolhido pelo estilista italiano Ricardo Tisci para redesenhar as lojas de prêt-à-porter da Givenchy no mundo todo, começando pela flagship em Paris, onde ele criou um ambiente simples e elegante, em que grandes janelas transformam em vitrines o próprio interior da loja. Além disso, Fobert projetou todas as lojas da AVEDA no Reino Unido e o Urban Retreat SPA na Harrods.


Seu projeto mais falado em Londres é a nova Womens Designer Gallery da loja de departamento Selfridges, na Oxford Street, inaugurada em fevereiro deste ano. Segundo Alannah Weston, diretora criativa da Selfridges, a ideia é fazer uma curadoria de moda focada numa mulher forte e elegante que viaja o mundo. O novo espaço mostra as coleções de Céline, Prada, Alexander McQueen, Haider Ackermann e Balenciaga, entre outros.


As galerias representam o exemplo perfeito do estilo sofisticado, sereno e minimalista de Fobert, com chão de mármore e imponentes colunas brancas, inspirados pela arquitetura neoclássica do prédio.

O toque final são as cabines futurísticas, a última novidade em tecnologia, onde as clientes podem se filmar em três espelhos, se vendo por diversos ângulos, vestidas com seus looks preferidos.


Fobert também é o responsável pelas Shoes Galleries da Selfridges. São seis galerias, onde cada ambiente apresenta um design diferente de acordo com o estilo e identidade das marcas expostas.

O conceito de galeria permitiu a Fobert e seu time serem mais criativos. Foram usadas misturas de texturas e materiais que normalmente não são vistos numa loja de departamentos, tais como vidro, veludo, ferro, argila, borracha e concreto.


A intenção era criar uma experiência mais teatral, divertida e inspiradora para o cliente, o que foi fundamental para o sucesso do departamento, onde as vendas já aumentaram 71% desde sua inauguração no final de 2010.

Vale dar uma conferida no site: http://style.selfridges.com.

Por Mariana Langlands, de Londres.

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