A Ana Murad é engenheira ambiental e trilhou sua carreira na área de consultoria em gestão ambiental. É também estudante de marketing e apaixonada por Moda. Ninguém melhor do que ela para trazer as últimas novidades no assunto, não é mesmo?
Para a estreia desta coluna, a Ana escolheu o tema ideal: uma entrevista com Pedro Ruffier, CEO da Movin, uma marca que já nasceu com um DNA de sustentabilidade. O Pedro também participou do Rio Moda Discute Internacional, fazendo parte da mesa do Talkshow do segundo dia do evento: Agenda para Moda Sustentável.
Na vitrine da Movin o selo da The Global Compact, a parceria com a Nike e os 3 Rs – Reduce, Reuse, Recycle (Reduzir, Reutilizar, Reciclar)
A Movin nasceu com um propósito: estimular a criação de uma nova sociedade inteligente, ética e que pense de forma global. A visão que Pedro tem para o futuro de sua Marca é que ela tenha atuação internacional, representando o Brasil nesta iniciativa, e que se expanda para outros setores, não só a moda, mas desenvolvendo um lifestyle minimalista e responsável. “Você vai chegar em casa e vai ter móveis sustentáveis, abre o armário e a roupa também é da Movin”, diz Pedro. A moda foi escolhida para dar o pontapé inicial, pois nas palavras de Pedro “a moda gera o comportamento”.
Pedro Ruffier, fundador e CEO da Movin
“O Brasil está demorando um pouco para perceber e aceitar as mudanças, mas elas estão aí, e a Movin está à frente”, afirma Natalia Zerbato, vendedora da Movin e estudante de modelagem. “O varejo é muito veloz, as equipes se modificam muito rapidamente. Mas aqui na Movin nós temos uma filosofia e acreditamos nela, e isso nos mantém unidos. Há muito espaço de crescimento aqui, e eu já estou começando a me envolver na modelagem das peças. Como fico na loja recebo diretamente o feedback do cliente, assim investimos em uma melhoria contínua.”
No detalhe as tatoos da estilosíssima Nat, vendedora da Movin e estudante de modelagem
A Loja
A loja toda é pensada de forma a estar alinhada com sua missão sustentável: os cabides são feitos de papel reciclado (são super resistentes e lindos! Desejo!); as araras são de tubulação de água reaproveitada; a madeira é certificada; e o piso é feito de PVC reciclado e certificado pela LEED – US Green Building Council, uma organização de arquitetura sustentável.
Cabides de papel reciclado
Tecidos
Os tecidos utilizados são divididos nas seguintes categorias:
- Orgânico: algodão orgânico | bambu
- Reciclados: algodão desfibrado | pet
- Alternativos: linho | cânhamo
Pedro lembra que há aqueles que questionam a sustentabilidade no uso de bambu para produção de tecido: “A transformação em fibra pode ser impactante e para isso precisa-se certificar de que o fornecedor tem um tratamento adequado aos efluentes da produção”.
Em sentido horário: Vestido de Bambu; Camisa de algodão orgânico; Bermuda de algodão desfibrado; short de pet.
O tag identifica o tecido da peça
Parceria com a Nike
Uma das primeiras coisas que foi questionada ao Pedro, e um item que pode parecer controverso, é a parceria firmada com a Nike.
Pedro, entretanto, nos contou que após os escândalos que a Nike se envolveu no passado, atualmente é uma das empresas de moda que mais investem em sustentabilidade e na produção ética. Todos os tênis vendidos na Movin contam com solados e cadarços reciclados e tecidos sustentáveis, totalmente alinhados à missão da marca.
“Há três modos de a empresa atuar com este propósito sustentável: ou ela nasce assim, como a Movin, e tem isto em seu DNA; ou ela é forçada a mudar devido a envolvimentos com escândalos como a Nike; ou ela percebe as mudanças da sociedade e traça um caminho espontâneo”, afirma Pedro.
Tênis da Nike à venda na Movin
The Global Compact
O Pacto Global das Nações Unidas (ONU) é uma iniciativa voluntária para promover desenvolvimento sustentável e boa cidadania corporativa. Forma uma rede de empresas e outros stakeholders, além de ser um fórum internacional para aprendizado e troca de experiências.
Para se manter parte do The Global Compact e utilizar o seu poderoso selo, a Movin fornece relatórios anuais para a ONU, declarando seus processos internos comprovando que é sustentável, que busca a melhoria contínua e que incentiva o mercado.
Por Ana Murad.
Fotos: Ana Murad.
Um comentário:
Adorei a loja! Parabéns!
Hoje a minha proposta é montar uma Brechó totalmente dentro do conceito sustentável... Moro em SJCampos... mas estou encontrando muita dificuldade em achar cabides peço por favor onde posso comprar estes que é 100% ecológico... pois a muito tempo procuro sem sucesso!
Por ter a mesma preocupação...acreditar que pequenas mudanças poderá mudar o nosso mundo... gostaria de contar com vcs! agradeço Sonia
Postar um comentário