A seda, por exemplo, já é está tão entrelaçada na cultura chinesa que nem se sabe quando foi descoberta, ela já faz parte do folclore da região. Se antigamente o fio era desenrolado à mão, hoje em dia, a tecnologia envolve desde a criação do bicho até a formação do fio.
Fiação de Seda na China, Suzhou
Já no Peru ainda são feitos os fios de lã ou alpaca à mão e a cultura estava quase se extinguindo! Na Índia, os tecelões são como artistas e desenvolvem desenhos nos tecidos como se fossem telas - e tudo feito artesanalmente.
Tecelã indiana
Fiadora peruana
A empresa Columbia, tradicional fabricante de roupas para diversos esportes, criou um fio capaz de esfriar em situações de calor e umidade, chamado de Omni Freeze ZERO.
Propaganda de uma camisa com tecnologia Omni-freeze ZERO
É incrível como que em um mundo globalizado, o manufaturado e o industrializado conseguem se unir muito bem em nosso armário, independente da tecnologia usada para fabricá-los.
Essa evolução têxtil, a história antiga e futura dos tecidos e todas as suas implicações serão mostradas no workshop que teremos com a estilista Olivia Merquior sobre "Habilidade Têxtil: da fibra ao mercado internacional”, nos dias 28 e 29 de setembro. Como atividade prática, será desenvolvido pelos participantes uma pequena coleção de roupas e/ou objetos usando como ponto de partida tecidos pesquisados e desenvolvidos pelos mesmos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário