A equipe do Rio Moda conversou com este facilitador que é expert em Gerência de Compras e em Técnicas de Previsão de Vendas no varejo de moda. Veja a entrevista abaixo em que ele fala sobre os principais pontos que serão abordados no workshop:
Rio Moda - Planejar compras para o varejo de moda é um processo complexo e muito trabalhoso. Requer muito estudo e pesquisa. Para alguns especialistas, compras é o setor que, quando mal administrado, pode levar uma empresa à falência. Como estas empresas devem agir neste processo para superar os inúmeros desafios do segmento?
Leo Marques - Definitivamente a atividade de Compras pode determinar o resultado de uma empresa de Varejo, em especial no segmento de Moda. O primeiro passo é admitir a importância e criar uma área focada nesta atividade. Em seguida capacitar o time nas várias dimensões de Compras: Planejamento, Negociação, Relacionamento com Fornecedores. Por fim, envolver outras áreas correlatas - Estilo, Financeiro, Produção (se houver) e Logística - que precisam de noções de planejamento de compras para que a empresa como um todo esteja alinhada.
Este é Leonardo Marques, que facilitará mais um workshop para o Instituto Rio Moda
Rio Moda - Como funciona o OTB (Open To Buy), que será apresentado aos participantes do workshop como uma ferramenta para melhora no resultado de gestão de compras?
Leo Marques - O OTB é uma ferramenta simples, que pode ser trabalhada em Excel, que relaciona Vendas, Compras e Estoque, e apoia o planejamento de compras futuras. Apesar de simples, existem conceitos elementares, que mal interpretados, podem conduzir o planejamento para um caminho prejudicial.
Rio Moda - Você pretende fazer um Doutorado no exterior, certo? Sobre o que você irá tratar na sua tese? Pretende aplicar no campo da moda o conhecimento adquirido?
Leo Marques - Certo. Vou iniciar o Doutorado em Setembro, na Inglaterra. Minha tese trata da importância e do impacto dos relacionamentos entre Varejistas e Fornecedores no resultado da organização, sendo resultado visto como benefícios econômicos e sociais. Estes relacionamentos ocorrem desde o nível organização até o nível indivíduo, e é através deles que a empresa desenvolve produtos, gera inovação, garante velocidade de resposta, e por fim resultado financeiro. Por outro lado, estes mesmos relacionamentos de longo prazo provocam o desenvolvimento do fornecedor, o que dentro de certos parâmetros gera benefício social. É um tema incipiente. A relevância para o segmento da Moda é total, já que este setor vive baseado em inovação e velocidade. Estes indicadores depedem de uma certa cumplicidade entre Varejista e Fornecedor.
Rio Moda - Você tem alguma indicação de livros ou filmes sobre o tema?
Leo Marques - Aqui fica difícil. Existe pouca coisa sobre o tema, e em formato muito acadêmico. Meu trabalho pretende justamente gerar produtos para treinamento na área.
Para mais informações sobre o tema confira em nosso blog uma matéria que fizemos sobre Planejamento de Compras: http://institutoriomoda.blogspot.com/2011/06/planejamento-de-compras-como-proceder.html
Inscreva-se para este workshop em nosso site: www.institutoriomoda.com.br
Não perca esta oportunidade!
Rio Moda - Você pretende fazer um Doutorado no exterior, certo? Sobre o que você irá tratar na sua tese? Pretende aplicar no campo da moda o conhecimento adquirido?
Leo Marques - Certo. Vou iniciar o Doutorado em Setembro, na Inglaterra. Minha tese trata da importância e do impacto dos relacionamentos entre Varejistas e Fornecedores no resultado da organização, sendo resultado visto como benefícios econômicos e sociais. Estes relacionamentos ocorrem desde o nível organização até o nível indivíduo, e é através deles que a empresa desenvolve produtos, gera inovação, garante velocidade de resposta, e por fim resultado financeiro. Por outro lado, estes mesmos relacionamentos de longo prazo provocam o desenvolvimento do fornecedor, o que dentro de certos parâmetros gera benefício social. É um tema incipiente. A relevância para o segmento da Moda é total, já que este setor vive baseado em inovação e velocidade. Estes indicadores depedem de uma certa cumplicidade entre Varejista e Fornecedor.
Rio Moda - Você tem alguma indicação de livros ou filmes sobre o tema?
Leo Marques - Aqui fica difícil. Existe pouca coisa sobre o tema, e em formato muito acadêmico. Meu trabalho pretende justamente gerar produtos para treinamento na área.
Para mais informações sobre o tema confira em nosso blog uma matéria que fizemos sobre Planejamento de Compras: http://institutoriomoda.blogspot.com/2011/06/planejamento-de-compras-como-proceder.html
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