quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Novos formatos de apresentação de coleção marcam o primeiro dia do Rio Moda Discute Internacional 2013

Começou ontem (27.08) a segunda edição do Rio Moda Discute Internacional, que, desta vez, traz temas como Novos Formatos de Apresentação de Coleção, Mídias Sociais na Moda e Branding para o Varejo de Moda.

O primeiro dia de debate teve como pauta estes novos formatos, cada vez mais utilizados por marcas contemporâneas de moda. A discussão contou com profissionais do mercado nacional e internacional, que dominam e utilizam estes novos caminhos. Felipe Veloso, stylist de marcas como Triya, Isabela Capeto e Patrícia Viera, Ricardo Bräutigam, da Aüslander, Fábio Delai, diretor da Cavallaria Filmes, e Yvan Rodic, nome por trás do blog de street style, Face Hunter, participaram do talkshow, mediado pela jornalista Alexandra Farah.


Felipe Veloso abriu a noite de debate apresentando seu processo criativo através de imagens de suas viagens de pesquisas e como estas ideias são transportadas para as passarelas e para as fotos de campanhas.

O stylist também contou sobre sua nova parceria com o site de vendas de artigos de luxo, Farfetch. Inovador, o projeto aposta em um desfile supertecnológico, editado por ele, com peças das principais marcas do mundo. O fashion show acontecerá no dia 3 de setembro, em São Paulo.


Questionado sobre as dificuldades do mercado atual de moda e os desgastados formatos utilizados pelas marcas, Felipe foi certeiro. “Vai sobreviver e se destacar aquele que tiver uma identidade bem definida”.

O stylist ainda afirmou que para a marca se diferenciar e despertar o desejo do seu consumidor é fundamental buscar novos formatos, novos olhares e reeditar ideias.

Ricardo Bräutigam narrou a trajetória da Aüslander, marca queridinha do público cool do eixo Rio-São Paulo e das celebrities, que conta com uma loja própria no Rio de Janeiro, mas que já chegou às multimarcas no Japão.  O designer também ressaltou a importância da aproximação da marca com o seu consumidor através de ações – entre elas, a casa no badalado Festival de música Coachella. Vale também lembrar as festas da marca no encerramento do Fashion Rio, que são consideradas as mais disputadas a cada temporada.


Cadinho também afirmou que as parcerias são um possível caminho para as marcas contemporâneas de moda. Chevrolet, Rider e parceria com a estilista Lenny Niemeyer já fazem parte do repertório da Aüslander, que completa nove anos.

 “A partir destes novos formatos de apresentação de coleção, a Aüslander conseguiu crescer e fechar parcerias e patrocínios com marcas”, afirma o designer.

Fábio Delai, da Cavallaria Filmes, apontou o Fashion Film como um formato inovador e criativo, já utilizado por marcas que buscam novos caminhos para a sua apresentação. O diretor relembrou o desfile da Ellus na última edição do São Paulo Fashion Week, que apresentou suas criações através de um filme 3D. Ao final da apresentação, a mídia especializada pôde conferir de perto as peças.


“Tenho certeza que o fashion film vai se estabelecer como um formato a mais do que a foto, que temos hoje, para divulgar campanhas e trabalhos de Moda”, aposta Fábio.

O diretor considera o formato revolucionário, já que apresenta a peça com um maior detalhamento, e não apenas com “efeito chapado” como nas imagens das tradicionais campanhas.

Sete anos à frente do Face Hunter, referência entre os blogs de street style, Yvan Rodic frisou a importância de trazer as marcas para a realidade do seu consumidor. O blogueiro foi convidado por marcas como Giorgio Armani, Espirit e H&M para imprimir um novo olhar, fresco e inovador, nas campanhas de Moda. Nestes projetos audiovisuais, Yvan substituiu as modelos, que de nada se aproximam do real consumidor das labels, por “pessoas reais”, sempre presentes nas imagens do seu bem-sucedido blog.


Uma noite com importantes questões levantadas e novos caminhos apontados para os profissionais do mercado de moda. Teremos hoje o segundo dia do Rio Moda Discute Internacional, com o talkshow “Mídias Sociais na Moda”.

Fotos: Pedro Bucher / Captei!

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