quinta-feira, 16 de maio de 2013

Salão Bossa Nova

Novos Postais: a moda e espaços urbanos

O Salão Bossa Nova (junção do Fashion Business + Rio-à-Porter) começou ontem com uma programação de palestras muito interessantes! Carol Fernandes, do departamento de pesquisa do Senai Moda Design, abriu o ciclo de 4 dias falando sobre a moda e espaços urbanos, tema que está sendo pesquisado pelo grupo multidisciplinar do GIRO Grupo de Estudo, criado pelo Senai com o intuito de pensar a moda e o que o consumidor desejará nos próximos anos.


 Carol Fernandes, do Senai Moda Design

Desse grupo fazem parte antropólogos, economistas, sociólogos, empresários e pesquisadores em geral , que a cada ano discutem um tema relacionado à Moda. O desafio atual é pensar como o Rio de Janeiro pode agregar valor e ressignificar espaços urbanos através da conexão com a Moda e outras indústrias criativas. Carol mostrou como isso foi feito em várias cidades nas últimas décadas, sendo Londres o exemplo mais conhecido. 

Cool Britannia
 
Duas capas de revista dos anos 1990

Mesmo que você tenha nascido nos anos 90, com certeza sabe quem são as Spice Girls, Blur, Oasis, The Verve, etc. Não pense, entretanto, que o sucesso dessas bandas foi aleatório. Isso porque nos anos 1990 o governo britânico criou um programa para valorizar a indústria criativa, fazendo uma forte propaganda sobre o que o país produzia de culturalmente significativo, inclusive dando incentivos para jovens talentos – como Alexander McQueen e Stella McCartney. Os frutos dessa campanha nós conhecemos, não é mesmo? Se hoje desejamos ir a Camden Town, aos mercados de rua, à Brick Lane, é porque a cultura foi tão incentivada nesses espaços que eles ficaram conhecidos por isso – e acabam fomentando o turismo.


 Hoje, uma foto de streetstyle clicada em Brick Lane pelo Facehunter Yvan Rodic; e uma loja da área.


Carol chamou atenção que o intuito não é acabar com o que existe no local, mas integrar os espaços existentes com algo interessante – arte urbana, ações culturais, lojas, etc. No Rio, um bom exemplo é o bairro de Botafogo, que antes era conhecido como um bairro de “passagem” e hoje é um centro de pequenos empreendimentos criativos e ateliês. 


Sala de Estar. Um dos espaços da Comuna, em Botafogo, que é loja, bar, boate e escritório de design.

A pesquisa do GIRO Grupo de Estudo está apenas no começo. Quem se interessar, a apresentação do trabalho será em setembro, então fique ligado nos canais de comunicação da Firjan. 


Texto: Ana Claudia Lopes



Um comentário:

LuanaMachado disse...

Oi, eu adorei o seu blog e achei super interessantes os desenhos de design dos post anterior !! Eu queria que você desse uma olhadinha no meu blog, não chega aos pés mas é legal...
segue?
estilosdaluana.blogspot.com.br