quinta-feira, 4 de abril de 2013

A importância dos Infográficos e seus objetivos

Afinal, o que são infográficos?

Quais os principais elementos, as diferentes linguagens e estilos utilizados neles?

Quais são suas finalidades?

Por que tantas marcas vêm utilizando este recurso?

Como o próprio nome diz, são gráficos que contém informação. Entendendo gráficos no sentido de imagens.

A infografia consiste na arte de combinar fotografia, desenho e texto, apresentando determinada informação ou narrativa de forma mais dinâmica.




De certo modo, é exatamente essa a tarefa dos designers gráficos, que buscam comunicar visualmente um conceito ou uma ideia através de técnicas formais.

Os infográficos podem estar presentes em quase todas as áreas do Design, de revistas e manuais técnicos a sites e videografismos.


Na moda, este recurso é extremamente utilizado para a visualização de tendências. 




Muitos sites e blogs de moda fazem uso dos infográficos, assim como muitas marcas em suas mailings.






Se interessou pelo tema? Quer saber mais sobre a importância do design da informação e seus objetivos?

No próximo fim de semana, dias 12 e 13, o Instituto Rio Moda realizará o workshop "Infográficos e Imagem de Moda", que será facilitado por Niege Borges, designer, ilustradora e entusiasta de infográficos. 

Ela tem feito trabalhos incríveis para a Box1824 e vai compartilhar muito disso conosco! O portfólio completo dela pode ser visualizado no site niegeborges.com.



Durante o workshop vamos trabalhar sobre as diferentes linguagens e estilos dos infográficos e, a partir disso, analisaremos seus vários tipos, a importância de cada elemento que os compõe e as diferentes possibilidades de construção de uma narrativa visual. 

Também debateremos sobre como os infográficos possibilitam a visualização de tendências e como esse recurso é utilizado por diversas marcas de Moda. Como atividade prática, os participantes do workshop desenvolverão um infográfico sobre um tema pré-estabelecido, desde o rascunho até o produto final.

Inscrições em nosso site

Nenhum comentário: