quinta-feira, 28 de março de 2013

Victoria & Albert Museum monta grande mostra com os incríveis figurinos de David Bowie

Mais uma dica imperdível para as amantes dos figurinos. O museu londrino Victoria & Albert inaugurou no último dia 23 a mostra “David Bowie Is”, que narra a trajetória do astro David Bowie, um dos nomes mais influentes do Rock’n’Roll.

Para a exposição, os curadores Victoria Brockes e Geoffrey Marsh tiveram total acesso ao acervo do gênio britânico e pinçaram raridades como fotografias, diários do astro, vídeos de turnês, letras de música originais escritas à mão por David, além dos inigualáveis figurinos – 60 no total!



Dentre as criações expostas, podem ser vistas peças das fases Ziggy Stardust, de 1972, Station to Station e Alladin Sane, de 1973. Outros figurinos mais recentes, como o casaco Union Jack, assinado por Alexander McQueen em 1997, e o terno usado na turnê “Heathen”, em 2002, criado por Hedi Slimane, diretor- criativo da Dior Homme na época, também fazem parte da mostra. 

A ligação entre David Bowie e a moda é incontestável, seus figurinos sempre influenciaram astros e editoriais de moda. Não é à toa que em dezembro de 2011 a Vogue Paris convocou a top britânica Kate Moss para encarnar o astro na capa da publicação. Vale lembrar que em 2003, a Vogue UK também teve Bowie como inspiração para o ensaio com Kate, desta vez com o icônico raio desenhado no rosto. 



Na passarela da Semana de Moda de Paris, apresentada em fevereiro deste ano, Jean Paul Gaultier mergulhou na estética dos anos 80 para desenvolver sua coleção Primavera/Verão 2013. E, claro, David Bowie não poderia ficar de fora. Além do astro, Madonna e Boy George também serviram de inspiração para o estilista. 

Com patrocínio da Gucci, a retrospectiva já é sucesso absoluto: antes mesmo da sua abertura, a exposição já havia quebrado o recorde do museu londrino, ao atingir o marco de 48 mil ingressos vendidos antecipadamente. 




Ficou curioso? A mostra fica em cartaz até o dia 11 de agosto de 2013. E o melhor: rumores apontam que a exposição chega ao Brasil em 2014! O local escolhido seria o Museu da Imagem e do Som, em São Paulo. Uma viagem imperdível ao mundo do astro do Rock!

Por Antonio Pedro Guido.

Nenhum comentário: