quinta-feira, 7 de março de 2013

Sustentabilidade na Moda: Certificação de Fornecedores – ABVTEX


Continuando aquele nosso papo sobre a responsabilidade social como peça fundamental da sustentabilidade, hoje apresento mais uma iniciativa muito importante, o programa Certificação de Fornecedores realizado pela ABVTEX (Associação Brasileira do Varejo Têxtil) – veja os posts anteriores aqui e aqui.

O programa Certificação de Fornecedores visa criar uma base de fornecedores qualificados que seguem um padrão de qualidade quanto a aspectos ligados a responsabilidade social e ambiental, como itens de condições de trabalho e respeito à legislação. Uma vez qualificado o fornecedor está apto a trabalhar para qualquer empresa da rede associada (varejistas). Assim, as contratantes, e também os clientes, se sentem seguros quanto à procedência dos produtos e da forma como foram produzidos.

Até janeiro deste ano haviam 2.660 fornecedores cadastrados. Destes, 2.294 estão com situação regular (incluindo micro, pequenas, médias e grandes empresas); e 366 estão suspensos para implantação de plano de ação (ajuste dos itens considerados inadequados durante auditoria). Desde o início do programa até agosto do ano passado, 15 empresas haviam sido reprovadas.

Entre os itens analisados pela ABVTEX estão: Formalização da Empresa; Trabalho Infantil; Trabalho Forçado ou Análogo ao Escravo; Discriminação; Abuso e Assédio; Saúde e Segurança do Trabalho; Monitoramento da Cadeia Produtiva (Subcontratados); e Meio Ambiente.

Além das auditorias, o programa também engloba um trabalho de capacitação dos fornecedores para que eles se adequem aos padrões de qualidade propostos e possam se desenvolver dentro da indústria.

Por Ana Murad.
Imagem: Getty Images.

Nenhum comentário: