quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Sustentabilidade na Moda: Um relato pessoal

Estava tentando descobrir o que queria fazer para o resto da minha vida ao escolher a faculdade que ia cursar (lá na cruel idade de 16 anos), quando tudo começou.

Nesta época eu estava muito assustada de deixar o colégio e todo aquele clima de turma grande, bagunceira, de zoação, mas de um sentimento único de descoberta da vida. Amava meus professores e mantinha uma relação de amizade com alguns, sempre pedindo conselhos e ouvindo com muita atenção o que tinham a me dizer, eu era uma esponjinha. Sabia que gostava de matemática, português e biologia, me dava bem em física e química, adorava filosofia, não gostava de história e de geografia.

Decidi então que eu queria fazer alguma coisa que contribuísse para a sociedade. Não queria passar despercebida pela vida. Queria sentir que o meu trabalho fazia uma diferença para a qualidade de vida das pessoas. Com isso pensei em ser psicóloga, médica, bióloga… mas eu achava que não tinha estrutura para isso. Minha professora de biologia sugeriu que eu fizesse engenharia e trabalhasse com equipamentos médicos. Mas ainda não era isso.

Foi então que aconteceu um evento no meu colégio. Faculdades do Rio de Janeiro montaram stands e levaram palestrantes. Lembro de ter ficado fascinada na apresentação do pessoal da ESPM sobre marketing. Mas o que me pegou forte foi um panfleto que li da PUC sobre Engenharia Ambiental. Tudo se encaixou, minha aptidão com números, meu interesse pelas leis da natureza, toda a contribuição que eu poderia dar através do meu trabalho, e até o fato de ter sido a única matéria de Geografia que eu aprendi e que gostei de verdade!

E foi assim que tudo começou. E sabe o mais engraçado? Depois de me formar Engenheira Ambiental e trabalhar 5 anos na área, hoje estou fechando um MBA em marketing. Lembra-se da palestra que me fascinou? E mais, estou aqui escrevendo esta coluna de sustentabilidade na moda.

Sabe o que acontece? Os interesses ao longo da vida mudam, aumentam, diminuem, se mesclam. A estrada da vida segue caminhos inesperados, dá reviravoltas, enfrenta obstáculos. Clichê? Sim, mas verdade. Para onde vou? Não sei… estou à procura.

Sobre a sustentabilidade, descobri que a questão ambiental é apenas uma de suas dimensões. Se não tivermos saúde econômica, social, cultural, ética, estética e política, as coisas não caminham.

Como trago isto para minha vida? Procuro viver com coerência, sem radicalismos, buscando soluções viáveis para os problemas.

O que este post tem a ver com Moda e Sustentabilidade? Eu no meio, e meus interesses que se unem. E sabe do que mais? Tem a ver também com a influência que a moda tem no comportamento das pessoas. Tem a ver com a macrotendência, com a onda verde que observamos. Tem a ver com nosso dever cívico, aquele mesmo que me impulsionou aos 16 anos.

Dedico este post aos maravilhosos Jorge, Claudio, Brener e Diomário.

Texto: Ana Murad
Foto: RIOetc

Nenhum comentário: