terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Moda e Sustentabilidade

De uns tempos pra cá, sustentabilidade virou o termo da moda. E como não podia deixar de ser, a Moda também se associou a este termo, criando a Moda Sustentável.

Mas, afinal, o que isso significa? Justamente pela repercussão, é de extrema importância que este debate esteja aberto a fim de escaparmos dos lobos em pele de cordeiros.

Muitas iniciativas levam o nome de Moda Sustentável, no entanto podem ter naturezas totalmente diversas. Ao longo do tempo, alguns estereótipos foram sendo criados e já é momento para quebrá-los. 


O mais comum deles é associar moda sustentável à reciclagem. Esta é uma das iniciativas possíveis que, como todas as outras, também tem seu papel. Mas podemos ir além.

Também é possível olhar pelo ângulo social. Nesta dimensão pode-se realizar ações, como por exemplo, trabalho com comunidades de bordadeiras e de artesãos, de modo a incluí-los no processo produtivo respeitando seus costumes e tradições e pagando um preço justo pelo trabalho. Também quando se ensina um ofício a quem precisa de trabalho ou dá oportunidade àqueles que por algum motivo foram marginalizados pela sociedade. 


Outra vertente é a que se baseia nos materiais utilizados e no cuidado com todo o ciclo de produção, incluindo o descarte. Nessa categoria encontram-se os tecidos feitos com fibras orgânicas, corantes e pigmentos naturais e até a preocupação com o uso da água, que é um bem utilizado em grande quantidade pela indústria têxtil.

O consumo também entra nesta equação. Marcas que oferecem o conceito de slowfashion vendem produtos atemporais, duráveis, que permitem que peças em boa condição não sejam postas de lado simplesmente por não serem da última estação.


Para os que se interessam por esse tema atual e muito importante, o Instituto Rio Moda realizará em março e abril dois workshops focados no tema moda e sustentabilidade.

Nos próximos dias 15 e 16 de março o workshop Gestão Sustentável da Moda, que será facilitado por Lilyan Berlim, autora do livro "Moda e Sustentabilidade – Uma reflexão necessária", e que foi a curadora do Rio Moda Discute Internacional, promove uma reflexão acerca da Moda Sustentável como uma consciência consolidada na contemporaneidade, discutindo com os participantes os novos cenários futuros que se delineiam com o desenvolvimento de competências profissionais para a gestão de processos e a produção de bens e serviços sustentáveis.

Em 20 de abril, Ana Murad e Pedro Ruffier ministram o workshop Sustentabilidade na Moda, que tem como objetivo principal motivar e sensibilizar os participantes a trazerem a sustentabilidade para suas práticas diárias e de negócios a partir de discussões de casos práticos.

Inscrições em nosso site!

Nenhum comentário: