terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Conheça os figurinos indicados ao Oscar 2013


Uma das noites mais aguardadas do mundo cinematográfico está chegando. No dia 24 de fevereiro, acontece a 85ª edição do Oscar, maior premiação do cinema mundial, em Los Angeles.

 

Em janeiro, foi revelada a lista dos indicados aos prêmios pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Na categoria figurino, cinco filmes prometem roubar a atenção e encantar os telespectadores nas telonas do mundo todo: “Os Miseráveis”, “Lincoln”, “Anna Karenina”, “Espelho, Espelho Meu” e “A Branca de Neve e o Caçador”.

 

Vamos conhecer um pouco mais sobre estas megaproduções cinematográficas?

 

Os Miseráveis

 

Adaptação do romance de Victor Hugo e um dos filmes mais aguardados do ano, "Os Miseráveis" estreou semana passada nos cinemas brasileiros e chama atenção pelo elenco estrelado – Anne Hathaway, Amanda Seyfried, Hugh Jackman e Russell Crowe.

 

Com figurino assinado por Paco Delgado, conhecido pela sua parceria com Pedro Almodóvar em “Má Educação”, o longa retrata a Era Napoleônica e mostra as diferenças entre as classes sociais da sociedade francesa da época.


  


Lincoln

 

Dirigido por Steven Spielberg, o longa narra a trajetória política de um dos presidentes americanos mais queridos, Abraham Lincoln, durante o período da Guerra de Secessão.

 

O figurino masculino de época foi composto por cartolas, ternos e casacas em tons sóbrios, e vestidos acinturados em tecidos nobres, com profusão de babados, marcaram o guarda-roupa feminino da época. Joanna Johnston é a responsável pelo figurino.




 


Anna Karenina

 

Com estreia marcada para 15 de fevereiro nos cinemas nacionais, o filme trata da história de Anna Karenina, jovem da alta sociedade russa do século XIX, do período Czarista. Com orçamento milionário, o longa retrata a opulência e extravagância dos vestidos de época de Anna, estrelada por Keira Knightley.

 

Para evidenciar o luxo do período Czarista, as jóias imponentes usadas por Keira fazem parte da coleção Haute Joaillerie da Maison Chanel. A figurinista Jacqueline Durran, indicada por “Orgulho e Preconceito” e “Desejo e Reparação”, repete a parceria de sucesso com a atriz e concorre pela terceira vez ao prêmio.


 


Espelho, Espelho Meu

 

A trama é uma nova releitura da clássica história da Branca de Neve. Estrelado por Lily Collins e Julia Roberts, o filme conta com figurino de Eiko Ishioka, que já levou a estatueta por “Drácula”.

 

O figurino é marcado pelo exagero em mangas, decotes e saias armadas, e por peças superluxuosas, como a tiara Van Cleef & Arpels, da Branca de Neve, e os vestidos usados por Julia Roberts que receberam bordados de cristais Swarovski.





 

A Branca de Neve e o Caçador

 

Assim como “Espelho, Espelho Meu”, o filme também explora a história da Branca de Neve, interpretada por Kristen Stewart, com a atuação espetacular de Charlize Theron, na pele da maléfica rainha Ravenna.

 

O figurino da premiada Colleen Atwood, indicada pela décima vez ao Oscar e vencedora três vezes, aposta em malhas metálicas, em tons sóbrios e em até elementos exóticos, como carcaça de besouro, para compor as produções, que são evidenciadas em duas partes: na fase luxuosa da rainha Ravenna e, depois, na sua decadência.





 

E você, em qual produção aposta suas fichas? 


Texto: Antonio Pedro Guido

Fotos: divulgação

Nenhum comentário: