segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Moda brasileira cresce e ganha notoriedade


Já passou o tempo em que a moda brasileira era conhecida apenas por biquínis e Havaianas, de acordo com o The Guardian. Segundo matéria publicada no site do jornal britânico, a indústria da moda no Brasil tem acompanhado o desenvolvimento do país, uma das maiores economias emergentes, com uma média de crescimento anual do PIB de 5%. Para o veículo, o setor no Brasil amadureceu e vem ganhado notoriedade no mercado global, com marcas como Osklen, Issa, Carlos Miele, Pedro Lourenço, Alexandre Herchcovitch e Lucas Nascimento.

As duas semanas de moda brasileiras – São Paulo Fashion Week e Fashion Rio – se firmaram na quinta posição entre as maiores do mundo. A indústria da moda brasileira tem uma receita de US$ 63 bilhões (cerca de R$ 132 bilhões) anuais e o país tem a quarta maior produção têxtil do mundo. São, ao todo, 1,7 milhão de pessoas empregadas no setor. No entanto, os desafios são imensos. Para crescer mais, a moda brasileira precisa enfrentar a competição com as marca estrangeiras de luxo, que estão cada vez mais presentes no país, além das altas taxas sobre os produtos e materiais e da escassez de mão-de-obra qualificada.
Osklen e Gloria Coelho no SPFW inverno 2013

Qual seria, no entanto, o estilo brasileiro? Para o jornal, a moda do país é caracterizada pela sensualidade. A estilista Paula Raia, que desfila na São Paulo Fashion Week, concorda. Ela afirmou ao The Guardian que procura “brincar com a óbvia estética sensual da mulher brasileira de uma forma que não seja vulgar”. O jornal destaca também a diferença da moda do Rio e de São Paulo. Enquanto a capital paulista tem os estilistas mais conceituados, o Rio representa um estilo de vida. “O Brasil sempre absorveu culturas de todo o mundo. Agora, é hora de levar nossa personalidade globalizada para fora”, afirma Evilásio Miranda Costa, da Texbrasil. 

 
Desfiles de Alexandre Herchcovitch, Ellus Second Floor e Sacada no último Fashion Rio
 

 

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