quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Sustentabilidade na Moda - Movin: Moda, Sustentabilidade e Tecnologia

Após o sucesso do Rio Moda Discute Internacional deste ano, que levou à discussão o tema Sustentabilidade Estratégica na Moda, a equipe do Rio Moda percebeu que este é um tema que veio pra ficar. Nada melhor do que continuar a discussão através do nosso Blog. Para tanto firmamos uma parceria com a Ana Murad, que será nossa colaboradora para esta nova coluna: Sustentabilidade na Moda.

A Ana Murad é engenheira ambiental e trilhou sua carreira na área de consultoria em gestão ambiental. É também estudante de marketing e apaixonada por Moda. Ninguém melhor do que ela para trazer as últimas novidades no assunto, não é mesmo?

Para a estreia desta coluna, a Ana escolheu o tema ideal: uma entrevista com Pedro Ruffier, CEO da Movin, uma marca que já nasceu com um DNA de sustentabilidade. O Pedro também participou do Rio Moda Discute Internacional, fazendo parte da mesa do Talkshow do segundo dia do evento: Agenda para Moda Sustentável.

Na vitrine da Movin o selo da The Global Compact, a parceria com a Nike e os 3 Rs – Reduce, Reuse, Recycle (Reduzir, Reutilizar, Reciclar)

A Movin nasceu com um propósito: estimular a criação de uma nova sociedade inteligente, ética e que pense de forma global. A visão que Pedro tem para o futuro de sua Marca é que ela tenha atuação internacional, representando o Brasil nesta iniciativa, e que se expanda para outros setores, não só a moda, mas desenvolvendo um lifestyle minimalista e responsável. “Você vai chegar em casa e vai ter móveis sustentáveis, abre o armário e a roupa também é da Movin”, diz Pedro. A moda foi escolhida para dar o pontapé inicial, pois nas palavras de Pedro “a moda gera o comportamento”.

Pedro Ruffier, fundador e CEO da Movin

“O Brasil está demorando um pouco para perceber e aceitar as mudanças, mas elas estão aí, e a Movin está à frente”, afirma Natalia Zerbato, vendedora da Movin e estudante de modelagem. “O varejo é muito veloz, as equipes se modificam muito rapidamente. Mas aqui na Movin nós temos uma filosofia e acreditamos nela, e isso nos mantém unidos. Há muito espaço de crescimento aqui, e eu já estou começando a me envolver na modelagem das peças. Como fico na loja recebo diretamente o feedback do cliente, assim investimos em uma melhoria contínua.” 

No detalhe as tatoos da estilosíssima Nat, vendedora da Movin e estudante de modelagem

A Loja


Engana-se quem acha que para ser sustentável o visual precisa ser “pitoresco”. A Movin é muito moderna, com uma pegada tecnológica, a cara do futuro.

A loja toda é pensada de forma a estar alinhada com sua missão sustentável: os cabides são feitos de papel reciclado (são super resistentes e lindos! Desejo!); as araras são de tubulação de água reaproveitada; a madeira é certificada; e o piso é feito de PVC reciclado e certificado pela LEED – US Green Building Council, uma organização de arquitetura sustentável.

Cabides de papel reciclado

Tecidos

Os tecidos utilizados em toda a coleção são sustentáveis. Há uma grande preocupação com os fornecedores, que devem ter boas práticas de acordo com os padrões exigidos pela Movin.

Os tecidos utilizados são divididos nas seguintes categorias:
  • Orgânico: algodão orgânico | bambu
Fibras orgânicas cultivadas sem o uso de pesticidas, proteção ao meio ambiente e aos trabalhadores rurais.
  • Reciclados: algodão desfibrado | pet 
Reaproveitamento de matéria-prima descartada para gerar economia de recursos naturais. eliminação  de resíduos para um ciclo produtivo mais ético.
  • Alternativos: linho | cânhamo
Fibras naturais e soluções tecnológicas que promovem redução de danos à natureza e resultam em  opções mais inteligentes de consumo.

Pedro lembra que há aqueles que questionam a sustentabilidade no uso de bambu para produção de tecido: “A transformação em fibra pode ser impactante e para isso precisa-se certificar de que o fornecedor tem um tratamento adequado aos efluentes da produção”.



Em sentido horário: Vestido de Bambu; Camisa de algodão orgânico; Bermuda de algodão desfibrado; short de pet.

O tag identifica o tecido da peça

Parceria com a Nike

Uma das primeiras coisas que foi questionada ao Pedro, e um item que pode parecer controverso, é a parceria firmada com a Nike.

Pedro, entretanto, nos contou que após os escândalos que a Nike se envolveu no passado, atualmente é uma das empresas de moda que mais investem em sustentabilidade e na produção ética. Todos os tênis vendidos na Movin contam com solados e cadarços reciclados e tecidos sustentáveis, totalmente alinhados à missão da marca.

“Há três modos de a empresa atuar com este propósito sustentável: ou ela nasce assim, como a Movin, e tem isto em seu DNA; ou ela é forçada a mudar devido a envolvimentos com escândalos como a Nike; ou ela percebe as mudanças da sociedade e traça um caminho espontâneo”, afirma Pedro.

Tênis da Nike à venda na Movin

The Global Compact

O Pacto Global das Nações Unidas (ONU) é uma iniciativa voluntária para promover desenvolvimento sustentável e boa cidadania corporativa. Forma uma rede de empresas e outros stakeholders, além de ser um fórum internacional para aprendizado e troca de experiências.

Para se manter parte do The Global Compact e utilizar o seu poderoso selo, a Movin fornece relatórios anuais para a ONU, declarando seus processos internos comprovando que é sustentável, que busca a melhoria contínua e que incentiva o mercado.

Por Ana Murad.

Fotos: Ana Murad.

Um comentário:

Anônimo disse...

Adorei a loja! Parabéns!
Hoje a minha proposta é montar uma Brechó totalmente dentro do conceito sustentável... Moro em SJCampos... mas estou encontrando muita dificuldade em achar cabides peço por favor onde posso comprar estes que é 100% ecológico... pois a muito tempo procuro sem sucesso!
Por ter a mesma preocupação...acreditar que pequenas mudanças poderá mudar o nosso mundo... gostaria de contar com vcs! agradeço Sonia