quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Empreendimento solidário!

Um empreendimento solidário que vale a pena. Este é o caso da Cooperativa de Bordadeiras Bordana, fundada em 2009, que foi idealizada para promover inclusão social e econômica de donas de casas e mulheres desempregadas do Conjunto Caiçara e demais bairros da região Leste de Goiânia.

A entidade caracteriza-se por um trabalho realizado a partir da produção de peças artesanais feitas em tecido 100% algodão, que ganham o toque delicado e diferenciado do bordado artesanal. Para isso, a Bordana conta atualmente com 32 mulheres associadas e mais quatro colaboradores.


A Bordana nasceu de uma iniciativa do Instituto Ana Carol (IAC), uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivos principais a geração de emprego e renda e a promoção da assistência social. O IAC foi fundado pela líder comunitária Celma Grace de Oliveira em homenagem à filha Ana Carolina, que, em 2007, aos 10 anos, faleceu vítima de leucemia. Para superar a dor, Celma fundou esta ONG voltada ao artesanato, uma paixão de sua filha, que também sonhava em ser estilista. Ela, então, decidiu apresentar a ideia da cooperativa para as mulheres do Conjunto Caiçara. E de forma solidária e dispostas a ter o trabalho valorizado, ela iniciaram o projeto, que hoje tem muita visibilidade.

A líder comunitária Celma Grace de Oliveira, responsável pela fundação da Cooperativa


A Cooperativa também caracteriza-se pela sustentabilidade. Nas peças produzidas, as bordadeiras retratam  as riquezas do Cerrado por meio de técnicas artesanais.

As peças da Bordana podem ser adquiridas na sede da Cooperativa, em Goiânia, ou pelo blog (http://coopbordana.blogspot.com.br/), onde também podemos acompanhar mais sobre este projeto!

As bordadeiras também expõe seus trabalhos em exposições e eventos culturais. Diante da visibilidade que o trabalho tem conquistado no mercado, a meta da entidade é aumentar o número de cooperadas e ampliar o faturamento. Para isso, a Bordana busca, constantemente, parcerias no intuito de melhorar os processos de produção e garantir mais competitividade.

Nenhum comentário: