sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Red Carpet ou Green Carpet?

Desde 2009, Lívia Firth, eco ativista e esposa de Colin Firth se engajou  em um movimento intitulado de Green Carpet Challenge ( o desafio do Tapete Verde). De forma resumida, o objetivo era fazer com que grandes nomes da moda internacional criassem roupas sustentáveis ou recicladas para que ela usasse nos tapetes vermelhos.

Na premiação de 2010 do Bafta Awards, a entusiasta verde apareceu usando um terno Paul Smith de lã e seda orgânica e seu marido, Colin Firth, terno Armani que segue um protocolo ético e fibras recicladas. Com o tempo, o movimento foi ganhando notoriedade e com isso grandes nomes do showbiz e da moda internacional passaram a apoiar o GCC.


Em 2011, a atriz americana Cameron Diaz vestiu um lindo Stella McCartney feito com seda orgânica em parceria como GCC. Neste ano, Maryl Streep apareceu no Oscar usando o primeiro vestido Lanvin eco friendly já feito, e na época declarou que não poderia estar mais satisfeita com a escolha.



Além dela, na mesma cerimônia, o astro do filme “Minha Semana com Marilyn”, Kenneth Branagh, estava usando um terno Ermenegildo Zegna feito de lã reciclada. 

Outra que se mostrou solidária ao movimento foi a editora da Vogue Itália, Franca Spozanni. Já conhecida pela sua simpatia à causas ecológicas, Franca se juntou a Lívia para buscar apoiadores ao movimento no Globo de Ouro 2012, pedindo em seu blog que as celebridades vestissem roupas fabricadas de formas sustentáveis e provenientes do comércio justo.

Franca acredita que apoiar esse movimento é uma forma de pedir que a indústria da moda se reestruture. Além disso, tanto para ela, quanto para Livia , toda essa questão de incentivar celebridades a usarem roupas eco-friendly é na verdade uma das melhores formas de se dar o exemplo, devido não só à influência que essas pessoas possuem , mas também porque ajuda a desmistificar o fato de que a moda sustentável é necessariamente brega. 

A partir desses acontecimentos, pode se então constatar que reciclar nunca foi tão chique...brega mesmo é ficar de fora dessa nova tendência!

Por Cecilia Geyer.

Nenhum comentário: