quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Fundadora da Ever Manifesto participa do Rio Moda Discute Internacional

A moda de luxo também pode (e deve) ser sustentável e ética. Baseados nesses pressupostos é que em 2009 a Princesa de Mônaco Charlotte Casiraghi, Elizabeth von Guttman e Alexia Niedzielski criaram o Ever Manifesto, revista cujo intuito é conscientizar e sensibilizar a respeito do desenvolvimento sustentável na moda, bem como propor mudanças nesse sistema.

Viabilizada pela marca italiana Loro Piana e com apoio da editora de moda da Vogue Itália Franca Sozzani, a primeira edição do projeto foi distribuída gratuitamente em pontos estratégicos durante a semana de moda de Milão daquele ano. Como tema inicial, a edição inaugural abordou a ecologia no mundo da moda de passarela, ou seja, como grandes marcas lidam com a questão da sustentabilidade.


Desde então, mais uma edição, intitulada de Ever Bamboo, foi lançada em 2011 e dessa vez com curadoria de Stefano Tonchi e com patrocínio da Gucci. Como o foco dessa nova edição estava na questão do bambu ser um material sustentável e versátil, juntamente com o lançamento, foi criada uma competição de design entre os alunos de uma universidade de moda em Paris, onde o desafio era criar uma bolsa que incorporasse os princípios sustentáveis e que usasse o bambu de uma forma inovadora.


Ainda não se sabe quando uma nova edição será lançada, pois de acordo com Charllote Casiraghi, a revista não terá uma periodicidade fixa, mas novos números serão lançados quando surgirem assuntos a serem discutidos e trabalhados pela equipe.

De uma forma geral, percebemos que o Ever Manifesto, por mais que não atue diretamente nos meios de produção, e embora não interfira diretamente nos produtos que consumimos, faz barulho em relação a forma com que nos relacionamos e usufruímos dos recursos à nossa disposição. Além disso, nos faz pensar em praticar compras mais responsáveis e conscientes, bem como cobrar do setor da moda uma forma mais sustentável de produzir.

Em suma, pode se dizer que os Manifestos conseguem  de forma atraente e inteligente conscientizar o mundo a respeito do fato de que sustentabilidade e criatividade são conceitos que devem caminhar sempre juntos.

E a grande novidade é que uma das fundadoras deste projeto, Alexia Niedzielski, estará presente no Rio Moda Discute Internacional que acontece entre os dias 21 e 25 de agosto no Planetário da Gávea.

Em 23 de agosto, ela participará da mesa do talkshow "Estratégias em Moda Ética", que abordará como tema principal o conjunto de estratégias do setor de Moda para a sustentabilidade.

Alexia Niedzielski 

Inscreva-se em nosso site: www.institutoriomoda.com.br.

Por Cecilia Geyer.

Nenhum comentário: