terça-feira, 14 de agosto de 2012

Fundadora da Doisélles no Rio Moda Discute Internacional

A mineira Raquell Guimarães é apaixonada desde criança por peças de tricô. Já na escola, ela se saía muito bem em tramar a lã no inverno e o algodão no verão – tecer, laçar, arrematar e dar um nó invisível.

Segundo Raquell, ela adorava esse negócio de pontos e nós, formas que surgem do desenho de um fio em um par de agulhas...e com o tempo o tricô se tornou a principal fonte de inspiração dela. Todos os seus pensamentos, ideias, leituras, entre outras coisas, virava tricô.


Sendo assim, ela decidiu estudar moda por ter vivido toda a infância e adolescência nas fábricas têxteis de seu pai e seu avô, e em partes por gostar mesmo de roupa e da importância que ela tem. Raquell fundou a marca Doisélles, que aposta em peças (tricôs e crochês) feitas à mão. Embora ainda pouco conhecida no Brasil, a marca já exporta para multimarcas renomadas mundo afora.

Recentemente, Raquell foi responsável por idealizar um projeto super interessante chamado Flor de Lótus. O objetivo era treinar pessoas para produzir junto com ela e com isso alavancar a marca. A ideia era ensinar a um grupo de pessoas que quisesse e precisasse aprender alguma profissão.


Com isso, ela foi ao presídio Professor Ariosvaldo De Campos Pires, em Juiz de Fora, com suas agulhas e tesouras para ensinar a 40 detentos como produzir peças artesanais feitas com técnicas de tecelagem manual (tricô e crochê). Com o tempo, eles foram tomando gosto por tricô e pela moda de uma maneira geral.

E esta iniciativa deu tão certo que virou documentário. O título é "Cadeia de Produção" e foi lançado neste ano. A ideia deste projeto é louvável. A equipe acertou em cheio! Vale muito a pena assistir, pois nos faz refletir na questão de oferecer uma oportunidade para os mais precisam - neste caso, os carcerários.



Atualmente a Doisélles tem uma unidade de produção dentro do pavilhão 1 da Penitenciária Professor Ariosvaldo De Campos Pires, onde 18 detentos condenados em regime fechado trabalham com excelência na produção de tricôs e crochês. Na coleção de Inverno 2012 da marca, eles colaboraram na execução das tramas e na parte de criação.

Raquell Guimarães será uma das debatedoras do Rio Moda Discute Internacional, que será realizado entre os dias 21 e 25 de agosto. No dia 23, ela participará do talkshow "Estratégias em Moda Ética", que terá como tema principal o conjunto de estratégias do setor da Moda para a Sustentabilidade.

Inscreva-se em nosso site!

Um comentário:

Elizabeth Zanovéllo disse...

Parabéns pelo excelente Projeto, são ações assim que fazem da gente um ser melhor...muito emocionada com o seu trabalho
Elizabeth Zanovello