segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Ecodesign em Moda foi o tema do último talkshow do RMDI

Na última sexta feira, dia 24, foi realizado na cúpula do Planetário da Gávea o último talkshow do Rio Moda Discute Internacional. O tema em pauta foi o ecodesign em moda.

Ronaldo Fraga (o próprio!), Carina Leite, gerente de produção da Ecosimple Tecidos, e Norma Velasquez, gerente geral da organização peruana Minka Fair Trade, fizeram parte da mesa de debate, que foi mediado por Lylian Berlim e Tatiana Rybalowski.


Confiram os principais pontos abordados no talkshow:  

- A peruana Norma Velasquez contou um pouco do seu trabalho a frente da Minka Fair Trade, cujo principal objetivo é combater a pobreza nas regiões carente do Peru. “O processo não foi fácil e rápido. O nosso objetivo é o trabalho em conjunto de forma democrática.”, contou. 

Ela também ressaltou a importância de se pensar sempre no consumidor final e o seu desejo no processo produtivo. Norma também flou sobre a necessidade de investigação dos recursos e as formas de transformar as matérias primas.


- Carina Leite comentou a importância de reaproveitamento dos tecidos não utilizados ao fim de cada coleção. “Mensalmente, recolhemos 20 toneladas de resíduos têxteis e os transformamos em novos tecidos”. 

Os tecidos transformados, especialmente o pet reciclado e algodão orgânico, são destinados à indústria dos calçados e de decoração. Ela também salientou a importância da sustentabilidade social na indústria têxtil, um dos maiores motores da economia brasileira. 


- Ronaldo Fraga falou sobre os novos caminhos da sustentabilidade na moda e ressaltou a sua importância. “A transformação não existe se não existir apropriação cultural”. O estilista também comentou o momento positivo do Brasil no cenário mundial. “O Brasil é a menina dos olhos. A cultura é o que temos de mais rico e a auto estima é extremamente importante para a nação.”

Ao fim do talkshow, Norma Velasquez apresentou um vídeo com o desfile da marca na Peru Moda. Ronaldo Fraga também nos presenteou com um documentário inscrível, que mostrava o trabalho de sua última coleção com uma cooperativa de Tucumã, no Pará. 


Por Antonio Pedro Guido.

Nenhum comentário: