sexta-feira, 27 de julho de 2012

Conheça o Projeto Pipa Social

Uma iniciativa criada para ajudar a população carente e para descobrir talentos nas comunidades. Este é o Projeto Pipa Social, que surgiu no fim do ano passado com o objetivo de inovar o conceito de moda ética através da busca por talentos artísticos nos morros cariocas: grafiteiros, poetas, artistas plásticos, fotógrafos, artesãos e estilistas/costureiras.

Além da busca por estes artistas, a ideia dos fundadores desta Associação é orientá-los para que todos possam adquirir uma boa formação técnica e profissional, privilegiando a soma do traço original com o acabamento de qualidade do produto.


Com isto, estes artistas terão a oportunidade de aparecer no mercado através da interação e da divulgação do Pipa Social.

Fazem parte desta iniciativa profissionais gabaritados, parceiros do projeto, que orientam e capacitam os jovens talentos. Assim, tem-se a sinergia entre um grupo jovem e um grupo veterano. O resultado disso é formação de artistas dos morros que desenvolvem habilidades em técnicas de arte, artesanato e moda.

Desde a sua fundação, o Pipa Social já formou um grupo de artesãos do Morro Santa Marta com artistas selecionados durante as visitas da equipe à comunidade e criou a Coleção Pipa Social com curadoria de designers do asfalto.



Recentemente, o Pipa Social criou um projeto super interessante. É a campanha "Adote uma Artesã", que tem como objetivo principal formar um grupo de artistas e de artesãos(ãs) que vivem em comunidades de baixa renda do Rio de Janeiro para aperfeiçoarem seus trabalhos e aprenderem novas técnicas.

O grupo selecionado terá 20 pessoas trabalhando no ateliê de criação do Pipa Social, localizado na Rua das Palmeiras, 54, em Botafogo, a partir de agosto, com consultorias semanais de designers do asfalto.

Este grupo terá a oportunidade de trabalhar com a equipe do Pipa Social por um ano. Eles terão a oportunidade de desenvolver seus próprios trabalhos e os produtos da coleção Pipa com consultoria de artistas e designers parceiros da associação.

Quem se interessar, para mais informações, é só entrar em contato com a diretora do Pipa Social, Helena Rocha, através do email diretoria@pipasocial.org.br ou acessar o site www.pipasocial.org.br.

Nenhum comentário: