segunda-feira, 30 de abril de 2012

Lena Santana: muito estilo e criatividade

Ter estilo é para poucos. E Lena Santana tem de sobra. Sua relação com a moda começou na Bahia, onde nasceu. A estilista baiana aprendeu a costurar em casa, com técnicas artesanais de costura. Já na infância Lena observava sua mãe que, pela falta de dinheiro, reaproveitava as roupas costurando-nas à mão. Nascia ali a relação de Lena com o corte-e-costura, fundamental para o trabalho que realiza hoje. Em 1989 ela foi morar no Rio e começou a trabalhar com cinema, onde conheceu um figurinista inglês, que depois de um tempo lhe disse que se ela quisesse em algum momento morar em Londres, teria trabalho lá. Começava ali sua história na capital inglesa, um dos berços da moda.

A estilista foi viver em Londres onde cursou a faculdade de moda Surrey Institute of Art and Design e absorveu influências da moda européia e asiática sem abrir mão de sua identidade brasileira. Há três anos passou a criar em seu ateliê no disputado Cockpit Arts, no centro da capital inglesa: um espaço ocupado por 165 novos profissionais rigorosamente selecionados. São estilistas, designers, joalheiros e ceramistas de várias partes do mundo, num mix de ateliê e galeria coletiva.

A estilista produzindo em seu ateliê, em Londres

Lena está vivendo há mais de uma década em Londres, onde conduz cursos de moulage na conceituada University College for the Creative Arts. Também já ministrou cursos de moulage na PUC-Rio e em outras instituições importantes. Sua motivação por compartilhar experiências com profissionais e estudantes, acarretou em viagens de pesquisa pela Europa, onde se aprofundou nas principais referências que norteiam sua produção.

Em 2010 a estilista lançou seu primeiro livro no Brasil chamado "Um pedaço de tecido", pela editora Cobogó. O livro é sucesso editorial na Inglaterra com o título “A piece of fabric” e foi lançado também nos demais grandes centros europeus, no Japão e na Austrália.

Ano passado ela esteve conosco aqui no Rio Moda para facilitar o workshop Moulage: Espaço e Experimentação. Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre as proporções e dimensões do corpo, entendendo o processo de construção de uma peça de vestuário e o funcionamento dos diversos tipos de tecidos. Foi um aprendizado incrível para todos! E a boa notícia é que realizaremos mais uma edição deste workshop neste ano, em agosto!

Lena orienta os participantes durante o workshop

Outra boa novidade é que Lena Santana será a nossa condutora na Viagem de Estudos 2012 para Londres, que vai rolar entre os dias 12 e 22 de outubro. Ela conduzirá os participantes a um roteiro incrível, desenvolvido sob medida para aqueles que trabalham ou têm interesse nas chamadas indústrias criativas. Não podíamos ter escolhido melhor =)

Para mais informações, acesse nossa página especial da viagem em nosso site.

E não deixem de acessar o site da estilista, que realiza trabalhos bárbaros! É uma coleção mais linda que a outra! Vale conferir!

Nenhum comentário: