quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Visual Merchandising e o mercado de luxo contemporâneo

Conceituar o luxo é tarefa complexa, uma vez que esse termo não se configura como um conceito imutável, mas sim algo que possui uma conotação que foi (e continua) sendo lapidada através dos tempos.

A origem da palavra "Luxo" está ligada à luz, ao excesso e ao ostensivo. Mas esqueça os termos do passado...luxo hoje em dia está muito mais ligado à questão do ser preponderando sobre o ter.


Objetos materiais perdem o sentido se acoplados a eles não se prezam as sensações, e é nesse cenário de constante transformação e apelo aos sentidos, que cada vez mais ganha espaço o visual merchandising.

Vitrine Hermes - Paris                                                                                                                            

O termo, embora possa soar como novidade para uns, já vem sendo realizado há tempos pelo mercado em geral, principalmente o de moda de luxo, que compreende a necessidade de se atrair um cliente não só pela qualidade e beleza do objeto, mas também pela atmosfera que certa marca transmite.

     Olive Oil Store - Toronto                                                                                                                     

Assim, fazer com que o consumidor se sinta atraído pelo ambiente da marca, bem como desejoso de fazer parte de certo “clube”, é trabalho do visual merchandiser.

A forma como a vitrine, as prateleiras e as araras estão dispostas e arrumadas, bem como o ambiente interno de uma loja influenciam diretamente no comportamento de compra do consumidor.

            Richards Shopping Leblon                                                                                              

Champagnes, biscoitinhos e outros mimos, uma boa música, um cheiro agradável, tecidos macios e roupas bem arrumadas são ferramentas fortíssimas para fidelizar e atrair novos clientes. 

Hoje, o consumidor de moda pratica este ato de uma forma cada vez mais consciente e menos frívola.

                                                      Aquim Gastronomia                                                                                                                    

Esse não quer mais apenas consumir um objeto por si só, mas sim entender-se como pessoa antenada e intelectualizada, que consome a moda como arte e como maneira de se expressar.

     www.thecoolhunter.net                                                                                                             

As marcas de luxo hoje em dia vendem muito mais uma noção de lifestyle do que de produto, e assim o visual merchandiser vem ganhando cada vez mais espaço nos mercados e se configura como ferramenta fundamental para os profissionais que desejam crescer na área de moda de luxo.

Se você se interessa pelo tema, o Rio Moda realizará neste sábado, dia 11, o Workshop Visual Merchandising, com o Renato Freitas, Gerente de VM da Richards. O objetivo será  trabalhar o tema de uma forma ampla e abrangente, que possa atender e atingir diferentes perfis de marcas.

Mega oportunidade! Inscreva-se em nosso site!

Um comentário:

renato freitas disse...

ROBERTO, ALE E EQUIPE

LINDO, INFORMATIVO, ATRAENTE.

PARABÉNS

BEIJOS

. AUMENTA MAIS O COMPROMISSO!!

RENATO