quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Tribos Urbanas

Dando continuidade ao post de segunda feira sobre Cultura Street, que é o nosso tema da semana, hoje falaremos sobre as Tribos Urbanas.

As tribos urbanas são grupos que têm como objetivo principal estabelecer redes de amigos com base em interesses comuns. Elas reforçam um sentimento de pertencimento e favorecem uma nova relação com o ambiente social. Esse fenômeno se constitui nas diversas redes, grupos de afinidades e laços de vizinhança que estruturam nossas cidades.


Essas agregações apresentam uma conformidade de pensamentos, hábitos e maneiras de se vestir e agir.

Cada tribo lê este mundo numa linguagem diferente.

Com a massificação da sociedade, as tribos dão a idéia de diferencial e individualismo, por mais que façam seus seguidores cada vez mais parecidos.

Algumas tribos se dissipam com o passar dos anos, outras, porém permanecem evoluindo junto com a nossa sociedade, sem deixar de manifestar princípios políticos culturais.

Desde os primórdios que o ser humano tem a necessidade de não somente viver em grupo, mas de se conectar um com o outro, expressando preferências e costumes.

Mas nada disso nos impede que tenhamos nosso próprio gosto e que possamos viver de maneira independente, pois a sociedade é uma necessidade do ser humano e não uma obrigação de ser igual porque todos parecem ser iguais.

Abaixo, confira um pouco da história de algumas das principais Tribos Urbanas que surgiram ao longo do tempo:


Hippies: O Movimento Hippie surgiu na década de 60, nos Estados Unidos. Este grupo pregava a liberdade acima de tudo,  valor à natureza e a não violência ("Peace and Love"). Os jovens da época passaram a contestar a sociedade e a questionar os valores tradicionais. A Guerra do Vietnã, em 1968, foi o que desencadeou este Movimento. No ano seguinte, no lendário Festival de Woodstock, os Hippies ficariam conhecidos no mundo inteiro.


Punks: Esta tribo surgiu na década de 70. Os punks têm como características marcantes a autonomia, anarquia, aparência agressiva, aversão à cultura e o sarcasmo. Com suas roupas características e cabelos espetados, os punks aterrorizavam a sociedade numa tentativa de uma Revolução Político-Social.


Nerds: Esta tribo ganhou notabilidade na última década. Antes rejeitados pela sociedade por serem franzinos ou gordos, tímidos, alienados e bregas, atualmente os nerds conseguiram espaço na sociedade. Ele são muito valorizados no mercado de trabalho pela inteligência e capacidade acima da média que possuem. Com seu jeito bobo e inocente, o nerd de hoje consegue conquistar muitas meninas.

Nenhum comentário: