sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Desvendando o Rio São Francisco

A exposição "Rio São Francisco, um rio brasileiro", do estilista Ronaldo Fraga, finalmente chegou ao Rio depois de duas temporadas muito bem sucedidas em Belo Horizonte e São Paulo.

Semana passada, estivemos presentes no lançamento da exposição, no Palácio Gustavo Capanema, no centro do Rio. Está maravilhosa!


A mostra de Ronaldo Fraga é inspirada na cultura regional da bacia do "Velho Chico", como é conhecido o Rio São Francisco, recriada pelas lembranças e pelo olhar de Ronaldo. Todos que estavam no evento se encantaram com o trabalho do estilista.

Ao entrar na galeria, os visitantes são levados a um caminho, que conduz aos diversos aspectos das culturas da bacia do São Francisco. É simplesmente incrível!


A exposição tem 14 ambientes interligados, que nos remetem a uma viagem de navio pelo rio. Mitos, religiosidade, cheiros, sabores, música e costumes das cidades que fazem parte da história do rio se sucedem, em obras cheias de conteúdos e mensagens simbólicas. Cada uma dessas representações mostra o quanto são plurais e típicas as manifestações culturais das margens do "Velho Chico".

O ambiente "A Voz do Rio" nos impressionou muito. Nele, a voz de Maria Bethânia sai de dentro dos 16 “vestidos musicais”, que compõem o ambiente. Ao encostar neles, podemos ouvir a cantora declamar o famoso poema “Águas e Mágoas do rio São Francisco”, de Carlos Drummond de Andrade. O máximo!

A exposição está aberta ao público desde o dia 11 de novembro. Ela fica em cartaz até o dia 10 de fevereiro de 2012, de segunda-feira a sábado, das 9h às 18h, no Palácio Gustavo Capanema - Galeria Mezanino. A entrada é franca!


Um comentário:

Unknown disse...

É fantástica a exposição do Ronaldo. Fui aqui em BH. Vale ir mais de uma vez!