sexta-feira, 7 de outubro de 2011

O consumo como fenômeno cultural nos dias de hoje

Neste mês de outubro iremos realizar dois workshops que abordarão assuntos palpitantes que ainda geram muitos debates e discussões nos dias de hoje.

Nos próximos dias 21 e 22, Malena Contrera estará novamente conosco! Ela facilitará o workshop Cultura e Consumo.

A grande questão deste workshop será: como o fenômeno do consumo se configura em nossa cultura atual no contexto do capitalismo tardio e da cultura midiática, identificando o papel que ela exerce no mundo contemporâneo.

Malena apresentará aos participantes o consumo como fenômeno cultural e suas especificidades nos dias atuais.

Muitos estudiosos da sociedade-cultura pós-moderna afirmam que a característica da mesma é, antes de tudo, a de ser uma sociedade-cultura de consumo, que reduz o indivíduo à condição de consumidor como conseqüência da automatização do sistema de produção.

As novas formas referentes ao consumo estão relacionadas com os meios de comunicação, com a alta tecnologia, com as indústrias da informação e com as maneiras de ser e de ter do homem pós-moderno. No mundo de hoje, tudo está relacionado ao consumo. Nossa sociedade-cultura de consumo constantemente cria novos espaços para os consumidores, tornando o consumo um sistema global que molda as relações dos indivíduos na pós-modernidade e é reconfigurada por tecnologias variáveis que determinam os padrões de consumo.

Você já parou para pensar nisso?

Como isso reflete na sua empresa, no seu produto, na sua criação?



Para quem tiver interesse em participar deste workshop, Malena indicou livros bastante interessantes: A sociedade de consumo, de J. Baudrillard e Comunidades, de Z. Bauman.

Em nosso próximo post, falaremos sobre o workshop Consumo Autoral e Cool-hunting, que será facilitado pela Sabina Deweik.

Nenhum comentário: