terça-feira, 6 de setembro de 2011

O estudo de arquétipos para consolidação de marcas

No próximo dia 10 de setembro, sábado, o Rio Moda realizará o workshop Construção de Marca de Moda com André Carvalhal. Nesta semana publicaremos diversos conteúdos relacionados ao workshop. Hoje, temos um artigo super interessante indicado pelo próprio André chamado "O estudo de arquétipos para consolidação de marcas". Ele foi escrito por Thiago Nunes.

O texto nos ajuda a entender a importância e o significado dos arquétipos e como eles podem ajudar no processo de consolidação de uma marca.

O objetivo é descobrir um significado mais profundo no processo de construção de marcas. E, para isso, é preciso ter a mente aberta, porque neste processo existe psicologia, mitologia, marketing, branding, filosofia, motivação, emoção e grandes ideias.

Adiante, o artigo explica o que é o arquétipo, que seria a primeira ideia ou o princípio de algo.

Podemos destacar dois exemplos, citados pelo autor, de grandes marcas que incorporam e moldam toda a sua comunicação baseada em um único arquétipo: Coca-Cola e Pepsi.

A Coca-Cola seria a "pura inocência", vide as campanhas “Viva o lado coca-cola (feliz) da vida.”, “Viva o que é bom”, e, recentemente, “Abra a felicidade”.

Segundo o texto, "o inocente quer um mundo melhor, mas não faz nada para tê-lo. Ele apenas o espera. As pessoas saciam esse anseio, de certa forma, bebendo coca-cola. A coca-cola vende felicidade, não apenas um refrigerante de cola." Estes comerciais representam bastante a inocência da Coca-Cola.






Já a Pepsi usa o arquétipo "Bobo da Corte". Para o autor, se a marca trabalhasse com a mesma filosofia da Coca, seria difícil aumentar o market share da empresa.

Portanto, a comunicação da Pepsi tem de ser diferenciada, já que o produto não é tanto. O autor usa os exemplos da campanha dos limõezinhos. Segundo o artigo, o "Bobo da Corte é assim: malandro, animador, palhaço, tolo e o comediante."





Muito bacana, né!?

Para ler o artigo na íntegra, acesse o link: http://www.ifd.com.br/blog/publicidade-e-propaganda/o-estudo-de-arquetipos-para-consolidacao-de-marcas/

Amanhã publicaremos mais conteúdo relacionado ao workshop. Fiquem ligados!

Nenhum comentário: