quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Um passeio pela obra de f. marquespenteado

Também conhecido por Fernando Marques Penteado, este artista visual, que começou sua carreira nas ciências sociais, tem um trabalho artístico fortemente apoiado em seu pensamento crítico e no folclore brasileiro. 

A técnica artística de suas obras costuma envolver mistura de materiais e muito bordado. Antes de trabalhar com obras mais conceituais, Fernando desenvolveu um incrível trabalho nas artes aplicadas, em especial na Moda e na Decoração, setor para o qual continua a prestar consultoria.

Vamos seguir agora com nosso passeio por sua obra, com trabalhos apresentados em exposições coletivas e individuais, desde 2007 até o momento atual. 

- Promised Lands, individual, na V22 Ashwinstreet Gallery, montada por Tom Rowland. (2007)
Essa galeria é um apêndice de uma coleção particular inglesa chamada V22 Collection, de cujo site Fernando faz parte: www.v22collecion.com

Exposição em dois ambientes. No primeiro, 4 cortinas franjadas e no outro as séries As jóias de Odila, As flores de Marte e Os eméritos caçadores de borboletas.

Cortinas franjadas - cortinas franjadas em PVC bordadas à mão e à máquina

Séries As jóias de Odila e As flores de Marte

Série Os eméritos caçadores de borboletas

- Experimenta folklore, no Frankfurter Kunstverein, curadoria de Tobi Maier. (2008)
A exposição tinha como tema central a questão da transmissão oral da cultura. Por isso Fernando desenvolveu quatro trabalhos em homenagem ao folclorista Câmara Cascudo, cuja interessante obra e repertório lhe chamou atenção e, em especial, a figura dos repentistas. Tobi Maier há 2 anos leva, em nome do Goethe Institute, a interessante galeria Ludlow 38 em Nova York.

Visão geral da sala 1 e homenagem ao folclorista Câmara Cascudo.
Padre Cícero e Frei Damião

- Bienal de Thessaloniki, curadoria de Gabriela Salgado. (2009)

Homem-veado, Bufallo Bill e São João Batista

- Filés e Petiscos, individual, na Galeria Polinesia em São Paulo. (2009)
Exposição de diferentes séries de trabalhos.

Máscaras mortuárias - máscaras somadas e trabalhadas em diferentes técnicas de bordado

- Instalação Bancarrota, Exposição no Museu Regional de Faro, Portugal, integrante da programação Algarve Visionário, Excêntrico e Utópico, curadoria de Nuno Faria (2010-2011)

Comenta as falências, a diferentes níveis, do cotidiando e da cultura. Instalação de 8 objetos bordados, 12 goaches, flores artificiais bordadas.

Panorâmicas de Bancarrota
Detalhes 
E quem quiser ter a oportunidade de vivenciar momentos junto a este artista e ser estimulado a ampliar sua crítica e visão no trabalho de styling não pode perder o workshop Styling Investigativo, que será promovido pelo Rio Moda nos dias 20, 26 e 27 de agosto.

No dia 20 haverá um breve encontro, conduzido pelo diretor do Instituto Rio Moda, Roberto Meireles, a fim de dar o pontapé inicial no trabalho que será compartilhado com o Fernando em 26 e 27 de agosto, constituindo a base das dinâmicas a serem realizadas no workshop.

Nenhum comentário: