terça-feira, 9 de agosto de 2011

Rio sediará o Congresso Mundial de Art Déco

O Rio de Janeiro será a primeira cidade da America Latina a sediar o Congresso Mundial de Art Déco. O evento, em sua 11ª edição, será promovido pelo Instituto Art Déco Brasil e acontece entre os dias 14 e 21 de agosto no Hotel Windsor Atlântica, em Copacabana. A cidade foi escolhida por conta dos mais de 300 prédios que preservam o estilo e por abrigar a mais famosa escultura art déco do mundo, o Cristo Redentor. Serão oito dias de programação, reunindo os maiores pesquisadores internacionais em palestras, exposições, visitas guiadas a monumentos (Pão de Açúcar, Cristo Redentor, Jardim Botânico, entre outros), edifícios históricos, cinemas e teatros.



Sobre o termo Art Déco e os objetivos do Instituto

O termo Art Déco origina-se na contramão do nome da Exposição que, em Paris, no ano de 1925, marcou o auge do estilo - Exposition Internationale des Décoratifs et Industriels (Exposição Internacional das Artes Decorativas e Industriais Modernas). Esta denominação é recente, no início do século XX ainda era "Estilo Moderno". Abrange todos os domínios da criação humana, aproximadamente entre 1915 e 1945: Arquitetura, decoração, moda, arte, desenho industrial, entre outros.

Instituto Art Déco Brasil foi criado em 10 de outubro de 2005, como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, por um grupo de entusiastas. Possui uma sede própria na Rua Pacheco Leão, no Jardim Botânico.

Tem como objetivo preservar, estudar e celebrar o estilo Art Déco no Brasil em geral, e no Rio de Janeiro em particular. O Instituto promove seminários, exposições, visitas guiadas a prédios e colecionadores, exibição de documentários e filmes.

Para mais informações sobre o Congresso, acesse o site: http://www.congressoartdecorio.com/index.html

Nenhum comentário: