segunda-feira, 4 de julho de 2011

O que é moulage?

Criado pela estilista francesa Madeleine Vionnet, o moulage é uma forma avançada da modelagem. Ao invés da criação plana feita na modelagem, o moulage é uma forma tridimensional de se criar.

A criação através do moulage é feita diretamente no manequim, aprimorando o caimento e o acabamento da roupa. Geralmente, são usadas malhas de baixo valor com caimento parecido ao do tecido “final”. Após terminado o processo de moulage, fica mais fácil entender e planificar a tela em um desenho bidimensional. Usando esse processo consegue-se reduzir a margem de erros no caimento e acabamento da peça, o que não acontece ao utilizar apenas a forma planificada para criação.

O moulage ajuda o estilista, ou modelista, a enxergar os erros de uma peça, funcionando como uma tela de testes para o profissional. Além disso, a técnica ajuda a valorizar a peça, já que essa é construída em cima de um formato padrão do corpo humano, ajudando o profissional a ter maior noção sobre curvas e formatos.

Engana-se quem acredita que o moulage só é essencial a Alta Costura. O processo melhora a qualidade estrutural das peças em todos os setores fabris. Além de passar noções sobre as limitações de cada peça ao estilista ou modelista. O profissional que entende a técnica, é capaz de traduzir para a peça-piloto com realidade suas idéias.



Se interessou pelo assunto? Quer saber mais? A gente indica o workshop com a Lena Santana que acontecerá nos dias 29 e 30 de julho. Para mais informações, aqui.


3 comentários:

Anônimo disse...

Muito legal!

cintya alvarenga disse...

Olá, fiz um vestido com esta técnica e amei. Vou postar no meu blog.
http://cintillantealvarenga.blogspot.com/

Anônimo disse...

Sou aprendiz nesse método,pretendo estudar e ver se me adapto.como adquirir o manequim de moulage?